PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A APOSENTADORIA

UM ESTUDO COM OS DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – CAMPUS VARGINHA-MG

Autores

  • Daniela da Costa Silva Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG campus Varginha
  • Pedro Jose Papandrea Universidade Federal de Alfenas Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) Campus Avançado de Varginha Varginha – Minas Gerais – Brasil http://orcid.org/0000-0001-7614-253X
  • Vinicius de Souza Moreira Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG campus Varginha

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p70-86.2024

Palavras-chave:

planejamento financeiro para aposentadoria, aposentadoria, planejamento previdenciário, previdência

Resumo

A expectativa de vida do brasileiro está aumentando e o planejamento financeiro para a aposentadoria é essencial para envelhecer com tranquilidade. O presente estudo teve como objetivo identificar o comportamento e a percepção de discentes de graduação em relação ao planejamento financeiro pessoal para a aposentadoria. O público-alvo foram os acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG) – Campus Varginha-MG. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva, no segundo semestre de 2022, que contou com a participação voluntária de 179 alunos. Os principais resultados encontrados foram que os acadêmicos reconhecem a importância do planejamento financeiro para a aposentadoria, possuem conhecimento sobre o sistema previdenciário brasileiro, porém a maior parte não se sente segura com esse conhecimento. Por fim, constatou-se que mais da metade da amostra não realiza o planejamento de previdência por falta de conhecimento ou recursos e, entre esses, a maioria pretende começar a planejar financeiramente sua aposentadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela da Costa Silva, Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG campus Varginha

Graduanda em Ciências Atuariais na Universidade Federal de Alfenas. Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia. Alfenas – MG – BR.

Pedro Jose Papandrea, Universidade Federal de Alfenas Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) Campus Avançado de Varginha Varginha – Minas Gerais – Brasil

Pós-Doutorado PDJ CNPq, Ph.D. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá e Universidade do Tennessee (The University of Tennessee, Knoxville), EUA na modalidade PDSE CAPES (2018). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá em Qualidade e Produtividade (2011). Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí (2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo (SP). Professor e consultor de Engenharia de Produção e Administração de Empresas. Black Belt Lean Six Sigma. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Cidade de São Paulo (SP), Pós Graduando em Direito Tributário (PUC-MG).

Vinicius de Souza Moreira, Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG campus Varginha

Doutor (2021), Mestre (2016) e Bacharel (2013) em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Alfenas – MG – BR.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Como Citar

DA COSTA SILVA, Daniela; PAPANDREA, Pedro Jose; DE SOUZA MOREIRA, Vinicius. PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A APOSENTADORIA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – CAMPUS VARGINHA-MG. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 70–86, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i1.p70-86.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4800. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos