PARADIGMATISMO OU MULTIPARADIGMATISMO, EIS A QUESTÃO? O DILEMA DO ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO NA PESQUISA ACADÊMICA EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i2.p198-208.2024

Palavras-chave:

paradigmatismo, multiparadigmatismo, pós-graduação

Resumo

Neste ensaio, buscamos apresentar e refletir sobre os dilemas associados à escolha da natureza paradigmática ou multiparadigmática, considerando que esta caminhada pode significar uma expansão ou limitação para o estudante de pós-graduação no panorama da pesquisa acadêmica em Administração. Nesse sentido, propusemos que o cerne da questão deve ser a dissolução de estruturas restritivas, em particular as políticas, a fim de que o discente de pós-graduação possa definir e assumir suas escolhas teóricas e metodológicas a partir de sua bagagem acadêmica, profissional e pessoal. Com esta discussão, pretendemos o fomento de trabalhos que abordam e discutem a temática de maneira a compreender a realidade e os desafios do ambiente de pesquisa do estudante de pós-graduação na comunidade científica da Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janayna Souto Leal, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Atualmente, é professora no Curso do Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

Thaís Teles Firmino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração (PPGA/UnP, 2023), Mestra em Administração (PPGA/UFPB, 2018) e Graduada em Administração (UFPB, 2015). Atualmente, atuo como professora substituta do IFRN - Campus Natal/Zona Norte, colíder de colegiado do núcleo Natal/RN do Grupo Mulheres do Brasil, integrante da Rede de Professores do Programa Academia ICE e revisora de periódicos como OS, TPA e RGO, também cultivando interesse nas áreas de inovação social, empreendedorismo social, gênero e futuros desejáveis. Prestei serviços de instrutoria ao SENAI/RN (2021), fui professora substituta no departamento de Administração da UFPB (2019-2021), onde coordenei em 2020 o projeto de extensão "Educação financeira: um caminho para o empoderamento de mulheres vulneráveis socialmente" conhecido nas redes sociais como @donasdobolso, tendo recebido o prêmio Elo Cidadão por este projeto.

Josiete da Silva Mendes, Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente na Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Salgueiro (afastada para realização de doutorado entre 16/02/2022 e 02/05/2025 - Portaria SAD n. 3.212, publicada no Diário Oficial de Pernambuco em 27 de novembro de 2021). Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2018). Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) (2016). Graduada do Curso Bacharelado em Administração pelo IFPB (2015). Graduada em Tecnologia Gestão Pública pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura (2012). Técnica em Secretariado pelo IFPB (2014). Técnica em Controle Ambiental pelo IFPB (2010). Integra a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). Participa, na condição de estudante pesquisadora, do Núcleo de Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD), vinculado a UFSC e liderado pelo Prof. Dr. Maurício Serva.

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Entusiasta do ensino, pesquisa e extensão. É doutora em Administração (linha de pesquisa: Marketing e Tecnologia) pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. É mestre em Administração (linha de pesquisa: Marketing e Sociedade) pela UFPB. Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Possui MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Atuou como professora substituta na UFERSA e na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Ministrou aulas em nível de pós-graduação na DNA Sistema de Ensino. Coordenou projetos de extensão como o SarAlma e Cientifique-se, participou de projetos como o Nas ondas do rádio e organizou outros como a Semana de Ciência e Tecnologia - SECITEC. Atuou como assessora técnica na incubadora de empresas Ineagro Cabugi e atua como consultora de empresas de forma autônoma. É líder da divisão temática Marketing e Sociedade do EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós Graduação Profissionais em Administração - FEA USP. É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura (GPCiber). Áreas de interesse: Marketing social, Cultura de consumo, Comportamento do consumidor e Pesquisa transformativa do consumidor.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

LEAL, Janayna Souto; FIRMINO, Thaís Teles; MENDES, Josiete da Silva; DANTAS, Bruna Lourena de Lima. PARADIGMATISMO OU MULTIPARADIGMATISMO, EIS A QUESTÃO? O DILEMA DO ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO NA PESQUISA ACADÊMICA EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 198–208, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i2.p198-208.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4966. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios