PARADIGMATISM OR MULTIPARADIGMATISM, THAT IS THE QUESTION? THE POSTGRADUATE STUDENT'S DILEMMA IN ACADEMIC RESEARCH IN ADMINISTRATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i2.p198-208.2024

Keywords:

paradigmism, multiparadigmism, postgraduate studies

Abstract

In this essay, we seek to present and reflect on the dilemmas associated with the choice of paradigmatic or multiparadigmatic nature, considering that this journey can mean an expansion or limitation for the postgraduate student in the panorama of academic research in Administration. In this sense, we proposed that the core of the issue must be the dissolution of restrictive structures, particularly political ones so that postgraduate students can define and assume their theoretical and methodological choices based on their academic, professional, and guys. With this discussion, we intend to encourage work that addresses and discusses the topic in order to understand the reality and challenges of the postgraduate student research environment in the Administration scientific community.

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Author Biographies

Janayna Souto Leal, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Atualmente, é professora no Curso do Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

Thaís Teles Firmino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração (PPGA/UnP, 2023), Mestra em Administração (PPGA/UFPB, 2018) e Graduada em Administração (UFPB, 2015). Atualmente, atuo como professora substituta do IFRN - Campus Natal/Zona Norte, colíder de colegiado do núcleo Natal/RN do Grupo Mulheres do Brasil, integrante da Rede de Professores do Programa Academia ICE e revisora de periódicos como OS, TPA e RGO, também cultivando interesse nas áreas de inovação social, empreendedorismo social, gênero e futuros desejáveis. Prestei serviços de instrutoria ao SENAI/RN (2021), fui professora substituta no departamento de Administração da UFPB (2019-2021), onde coordenei em 2020 o projeto de extensão "Educação financeira: um caminho para o empoderamento de mulheres vulneráveis socialmente" conhecido nas redes sociais como @donasdobolso, tendo recebido o prêmio Elo Cidadão por este projeto.

Josiete da Silva Mendes, Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente na Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Salgueiro (afastada para realização de doutorado entre 16/02/2022 e 02/05/2025 - Portaria SAD n. 3.212, publicada no Diário Oficial de Pernambuco em 27 de novembro de 2021). Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2018). Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) (2016). Graduada do Curso Bacharelado em Administração pelo IFPB (2015). Graduada em Tecnologia Gestão Pública pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura (2012). Técnica em Secretariado pelo IFPB (2014). Técnica em Controle Ambiental pelo IFPB (2010). Integra a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). Participa, na condição de estudante pesquisadora, do Núcleo de Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD), vinculado a UFSC e liderado pelo Prof. Dr. Maurício Serva.

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Entusiasta do ensino, pesquisa e extensão. É doutora em Administração (linha de pesquisa: Marketing e Tecnologia) pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. É mestre em Administração (linha de pesquisa: Marketing e Sociedade) pela UFPB. Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Possui MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Atuou como professora substituta na UFERSA e na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Ministrou aulas em nível de pós-graduação na DNA Sistema de Ensino. Coordenou projetos de extensão como o SarAlma e Cientifique-se, participou de projetos como o Nas ondas do rádio e organizou outros como a Semana de Ciência e Tecnologia - SECITEC. Atuou como assessora técnica na incubadora de empresas Ineagro Cabugi e atua como consultora de empresas de forma autônoma. É líder da divisão temática Marketing e Sociedade do EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós Graduação Profissionais em Administração - FEA USP. É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura (GPCiber). Áreas de interesse: Marketing social, Cultura de consumo, Comportamento do consumidor e Pesquisa transformativa do consumidor.

Published

2024-04-24

How to Cite

LEAL, Janayna Souto; FIRMINO, Thaís Teles; MENDES, Josiete da Silva; DANTAS, Bruna Lourena de Lima. PARADIGMATISM OR MULTIPARADIGMATISM, THAT IS THE QUESTION? THE POSTGRADUATE STUDENT’S DILEMMA IN ACADEMIC RESEARCH IN ADMINISTRATION. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 198–208, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i2.p198-208.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4966. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

ESSAY