COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO EM EQUIPES VIRTUAIS DE DESENVOLVIMENTO DISTRIBUÍDO DE SOFTWARE

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i2.p159-176.2024

Palavras-chave:

desenvolvimento distribuído de software (DDS), comunicação, coordenação, equipe virtual

Resumo

O desenvolvimento de software é uma atividade desafiadora e em constante transformação. Atualmente, projetos de desenvolvimento de software contam com equipes distribuídas (Desenvolvimento Distribuído de Software - DDS). Tais projetos enfrentam desafios de comunicação e coordenação, os quais têm sido amplamente investigados na literatura. Todavia, ainda não houve uma compreensão clara dos desafios e das práticas específicos para diferentes tipos de arranjos de equipe em projetos de DDS. Portanto, realizou-se uma Revisão da Literatura do tipo Revisão de Escopo (ScR) embasada no PRISMA, com o objetivo de identificar os desafios, as práticas e os diferentes arranjos de equipes virtuais em DDS em 26 estudos. Foram identificados desafios e práticas em cinco dimensões (interações sociais; processos, eventos e mecanismos de colaboração; distâncias e diferenças; aspectos humanos; e aspectos organizacionais) que influenciam, de forma positiva ou negativa, a comunicação e a coordenação em projetos de DDS, além de quatro tipos de arranjos de equipes: colocalizada, distribuída, remota e hibrida. Conclui-se que a comunicação promove a coordenação em DDS, e que a adaptação de abordagens de gestão de projetos é necessária para o sucesso de tais projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Niederauer Flores Severo

Bacharel em Administração pela UFRN, Mestrando em Administração pela UFRN/PPGA, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui ampla experiência em gerenciamento de projetos de Desenvolvimento de Software, Business Intelligence, Startups, Spin-offs, Consultoria e Assessoria Empresarial. Atualmente, desempenha a função de Gerente de Projetos na Intelbras e na ASUS, através do Instituto Metrópole Digital (IMD), com foco em Desenvolvimento de Software na área de Redes Corporativas e Business Intelligence. Atua em pesquisas na área de TI e Estratégia, com enfoque na área de desenvolvimento ágil de software.

Adrianne Paula Vieira de Andrade

Professora adjunta do departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Integrante dos Grupo de Pesquisa "Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação" e "Pesquisa de Comunicação, Processamento e Análise da Informação". Publicou nos periódicos científicos indexados: Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração e Inovação (RAI) e Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (JISTEM). Exerceu o cargo de coordenadora de gestão da informação da UFRN, vinculada à Pró-reitoria de Administração. Possui experiência e interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Adoção de SI/TI, Efeitos do uso de SI/TI, Diferenças de gênero na adoção de SI/TI, Inovação e TI, Cocriação, Estudos críticos em TI, Processos administrativos eletrônicos.

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

SEVERO, Ricardo Augusto Niederauer Flores; ANDRADE, Adrianne Paula Vieira de. COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO EM EQUIPES VIRTUAIS DE DESENVOLVIMENTO DISTRIBUÍDO DE SOFTWARE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 159–176, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i2.p159-176.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4998. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos