Gamificação do aplicativo Strava e o engajamento dos corredores do grupo Sun Runners

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p120-137.2025

Palavras-chave:

aplicativo Strava, game marketing, marketing de engajamento, marketing de experiência

Resumo

Este estudo teve como objeto um grupo de atletas amadores que utilizam o aplicativo Strava para o automonitoramento, tendo como objetivo identificar como a gamificação utilizada no aplicativo Strava consegue engajar os corredores do grupo Sun Runners a fazerem suas atividades físicas e melhorarem suas performances. Utilizou-se uma abordagem descritiva e qualitativa, com a aplicação de um questionário aos 64 corredores do grupo e uma análise das funcionalidades do aplicativo Strava. Os resultados mostram que os recursos de segmentos, treinamento, prêmios, mapas e desafios são os mais eficazes para ajudar os atletas a atingirem suas metas de treino. Além disso, as funcionalidades de feedback e a análise de desempenho contribuem para a melhoria contínua da performance dos corredores. Conclui-se que a gamificação no Strava estimula o engajamento dos usuários na corrida e promove a busca pela superação pessoal.

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Biografia do Autor

Daniela Morgana Wilbert, Faculdade IENH

Bacharela em Administração de Empresas na Faculdade IENH. Novo Hamburgo - RS - BR.

Luciane Pereira Viana, Faculdade IENH/ Universidade Feevale

Pós-doutora em Administração. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Bolsista Taxa PROSUC CAPES. Mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Estratégia de Marketing e Formação Pedagógica pela mesma instituição. Professora na Faculdade IENH. Novo Hamburgo - RS – BR.

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

WILBERT, Daniela Morgana; VIANA, Luciane Pereira. Gamificação do aplicativo Strava e o engajamento dos corredores do grupo Sun Runners. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 120–137, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i1.p120-137.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5081. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos