Estilos de aprendizagem de estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo

Autores

  • Alan Carlos Franco Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Thales Batista de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA https://orcid.org/0000-0002-2338-0451
  • Cibelle da Silva Santiago Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p138-154.2025

Palavras-chave:

estilos de aprendizagem, administração pública, secretariado executivo

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) balizado pelo inventário ancorado por Kolb (1984). No tocante à metodologia, caracteriza-se como abordagem quantitativa e a análise dos dados por meio da estatística descritiva. Os sujeitos são os estudantes matriculados nos dois últimos períodos dos referidos cursos, em que o universo é de 49 respondentes, e a amostra foi de 34, sendo 20 de administração e 14 de secretariado executivo. Os resultados revelam que o estilo predominante nos estudantes da pesquisa foi o convergente, que é caracterizado pelo pragmatismo no aprendizado. Conclui-se que é importante conhecer os estilos dos estudantes para planejar melhor a ação docente bem como repensar o fomento mais diversificado dos estilos de aprendizagem em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Carlos Franco Costa, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Campus IV).  João Pessoa - PB - BR.

Thales Batista de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Administração (PPGA/UFPB). Professor Associado I do DCSA/CCAE/UFPB. João Pessoa - PB - BR.

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB. Docente DCSA/CCAE/UFPB. João Pessoa - PB - BR.

Downloads

Publicado

2025-02-04

Como Citar

COSTA, Alan Carlos Franco; LIMA, Thales Batista de; SANTIAGO, Cibelle da Silva. Estilos de aprendizagem de estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo . Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 138–154, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i1.p138-154.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5101. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos