PLATAFORMA DE SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS NA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

ANÁLISE DO “FALA CAMPO GRANDE”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p56-74.2024

Palavras-chave:

controle social direto, controle social indireto, políticas públicas, democracia participativa, administração pública

Resumo

Com o objetivo de analisar a efetividade de uma plataforma de solicitações de serviço na promoção de políticas públicas, no fortalecimento do controle social e na expansão da democracia participativa, foi conduzida uma pesquisa exploratório-quantitativa, utilizando-se dos dados de uma plataforma de solicitações de serviço de uma prefeitura municipal, do período de agosto de 2017 a dezembro de 2022, aplicando-se estatística descritiva. Os resultados mostram o canal como meio eficaz para o exercício do controle social direto, permitindo que os cidadãos submetam suas demandas e monitorem as respostas do governo municipal. Além disso, atua como um canal de controle social indireto, no qual os cidadãos exercem influência sobre as políticas por meio de suas interações com a Câmara Municipal e seus vereadores, que, por sua vez, remetem ao Executivo solicitações de serviços. Por fim, a análise temporal revelou um aumento progressivo no número de solicitações e a diminuição no tempo de tramitação destas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Administração Pública pela rede PROFIAP, na Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande - MS - BR.

Weslley Felipe de Moura Duarte

Mestrando em Administração Pública pela rede PROFIAP na ESAN - UFMS. Campo Grande - MS - BR.

Silvio Paula Ribeiro

Docente no mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP/ESAN/UFMS) e no mestrado em Ciências Contábeis (ESAN/UFMS). Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, atuando nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração, com as disciplinas de Contabilidade de Custos, Análise de Custos e Gestão de Custos. Possui doutorado em Ciências Contábeis (UNISINOS), mestrado em Engenharia da Produção (UNIMEP) e graduação em Ciências Contábeis (UNIFEV).

Wilson Ravelli Elizeu Maciel

  Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Professor adjunto no Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência na área de Administração, Métodos Quantitativos de Pesquisa em comportamento do consumidor. Atua nas áreas de Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e Análise Multivariada de Dados.

Gemael Chaebo

Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFMS). Professor Associado 1 do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina. Doutor em Administração pela Universidade de Brasília, área de interesse em Administração Pública e Políticas Públicas. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase em Agronegócio. Áreas de interesse em pesquisa: Administração Pública, Implementação de Políticas Públicas, Políticas Públicas de Saúde e Coprodução de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Como Citar

GOMES, Rodrigo Oliveira; DUARTE, Weslley Felipe de Moura; RIBEIRO, Silvio Paula; MACIEL, Wilson Ravelli Elizeu; CHAEBO, Gemael. PLATAFORMA DE SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS NA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DO “FALA CAMPO GRANDE”. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 56–74, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p56-74.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5169. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos