EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ESTUDO DE CASO DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR EM RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p222-237.2024Palavras-chave:
sustentabilidade, agroindústria, gestão de custos, viabilidade econômica, ciência e tecnologiaResumo
Este estudo parte do conceito de desenvolvimento sustentável para refletir sobre sua efetividade na gestão de custos na agroindústria familiar, com foco em uma empresa localizada na região central do estado de Rondônia. O objetivo foi a análise financeira do negócio, por meio do cálculo do lucro e da margem de contribuição. A metodologia envolveu pesquisa de campo, utilizando triangulação de dados por meio de questionários semiestruturados, análise de documentos, oficina participativa e instrumentos da administração rural. Os resultados mostraram que a agroindústria apresentou prejuízo na produção de leite pasteurizado, enquanto o iogurte teve uma margem de lucro considerável. Os custos fixos foram identificados como o principal desafio, representando uma parcela significativa dos investimentos. Conclui-se que a agroindústria contribui para o desenvolvimento local sustentável, sendo necessário para sua maior efetividade: gestão profissional, controle adequado de custos e a disponibilidade de políticas públicas de fomento de itens primários e de desenvolvimento e implementação de ciência e tecnologia a serviço da ampliação da produção de itens manufaturados nas atividades familiares e produtivas no estado de Rondônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento particular, de um lado, o CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – UNICHRISTUS, doravante denominado somente UNICHRISTUS, e, de outro,
1) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
2) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
3) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
4) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
5) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
doravante denominado(s) somente AUTOR da OBRA caracterizada como artigo acadêmico, intitulado, têm entre si justo e acertado, na melhor forma de direito, o que se segue:
Ao submeter um artigo à Revista Gestão em Análise - ReGeA, os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC-BY-NC-SA). A licença CC-BY-NC-SA permite que outras pessoas utilizem o trabalho de forma não comercial, desde que atribuam crédito aos autores. Isso inclui a possibilidade de remixar, adaptar e criar novos trabalhos a partir do original.
Os autores concedem à ReGeA o direito de primeira publicação, reconhecendo-a como a editora original do trabalho, dado que isto é importante para a integridade da publicação e para a identificação da fonte inicial. E outorgam à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar a obra das seguintes formas: (1) disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias. (2) divulgar partes e/ou a obra completa com o intuito de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir a obra em qualquer formato, incluindo mídias digitais.
Com essa licença, os autores podem firmar contratos adicionais separadamente para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositórios institucionais ou como capítulos de livros), com o devido reconhecimento de autoria e da publicação inicial na ReGeA. Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seu trabalho online após a publicação na revista, uma vez que isso pode ampliar a visibilidade e o impacto da obra.
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, ao publicar na ReGeA. Os quais afirmam que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo, o que implica que devem garantir que o trabalho seja original e não infrinja direitos de terceiros. Os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando, assim, os termos e condições dessa licença.
Fortaleza, Ceará, ______________de_________________________ de 20______ .
1) __________________
2) __________________
3) __________________
4) __________________
5) __________________
Pelo Centro Universitário Christus (Unichristus):
__________________















