Diagnóstico da alfabetização financeira dos professores na rede municipal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p87-103.2025

Palavras-chave:

alfabetização financeira, finanças pessoais, professores

Resumo

A alfabetização financeira é essencial para o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento do bem-estar financeiro. Contudo, percebe-se uma carência de investigações em diversos contextos geográficos e níveis de ensino, particularmente no escolar, em que os professores desempenham um papel crucial como mediadores na construção desse conhecimento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo mensurar o nível de alfabetização financeira dos professores de educação fundamental da rede municipal na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando como método o survey. Ao todo, 110 questionários foram respondidos, aplicando-se uma metodologia já validada no Brasil, conhecida como o termômetro da alfabetização financeira. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes apresentou um baixo nível de alfabetização financeira, uma vez que essa alta alfabetização requer um bom desempenho nas dimensões de atitude, comportamento e conhecimentos financeiros. Com base nesses resultados, enfatiza-se a premência de intensificar a mobilização em torno da alfabetização financeira nas escolas, incluindo as ações específicas direcionadas aos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Eveline dos Santos Roncato, UNIPAMPA/DOCENTE

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado em Desenvolvimento (2009) e Doutora Em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Professora do Magistério Superior com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).  Sant'Ana do Livramento - RS - BR.

Silvia Amélia Mendonça Flores, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (ênfase em Finanças) com estágio doutoral no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa - Portugal. Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (RS). Sant'Ana do Livramento - RS - BR.

Aline Moraes Fonseca, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Sant'Ana do Livramento - RS - BR.

Fabiane Tubino Garcia

PGraduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1995). Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Doutorado em Engenharia da Produção pela UFRGS (2022). Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. Sant'Ana do Livramento - RS - BR.

Downloads

Publicado

2025-01-30

Como Citar

RONCATO, Patricia Eveline dos Santos; FLORES, Silvia Amélia Mendonça; FONSECA, Aline Moraes; GARCIA, Fabiane Tubino. Diagnóstico da alfabetização financeira dos professores na rede municipal de ensino. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 87–103, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i1.p87-103.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5369. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos