Cabelos grisalhos, mentes brilhantes

etarismo e reflexões no contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i3.p115-130.2025

Palavras-chave:

vivências acadêmicas, etarismo, educação superior, intergeracionalidade, população 40+.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as vivências acadêmicas de estudantes com 40 anos ou mais em uma cidade localizada no interior do estado do Piauí. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com universitários de diferentes cursos. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise temática interpretativista, com o suporte do software ATLAS.ti. Os resultados indicam uma predominância de manifestações de etarismo por parte de estudantes mais jovens e revelam a escassa discussão sobre o tema no ambiente universitário, o que contribui para a marginalização e para a crença na suposta incapacidade de estudantes mais velhos se integrarem plenamente à vida acadêmica. Também foram destacadas dificuldades de interação social, embora a troca de experiências entre diferentes faixas etárias seja percebida de forma positiva. O estudo contribui para os debates sobre etarismo na educação superior, oferecendo perspectivas relevantes sobre inclusão e diversidade etária. Além disso, fornece subsídios para a formulação de políticas institucionais que promovam a conscientização e a valorização da convivência intergeracional nos espaços educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alicya Araújo, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral. Floriano - Piauí - BR.

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela. Teresina - Piauí - BR.

Mauricio Mendes Boavista de Castro, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.  Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela. Teresina - Piauí - BR.

Downloads

Publicado

2025-10-20

Como Citar

ARAÚJO, Maria Alicya; PINHEIRO, Leonardo Victor de Sá; CASTRO, Mauricio Mendes Boavista de. Cabelos grisalhos, mentes brilhantes: etarismo e reflexões no contexto acadêmico. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 115–130, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i3.p115-130.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5816. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos