O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA

Authors

  • Lucas Renan Monteiro de Oliveira
  • Ellen Campos Sousa
  • Marcos Antonio Chaves Ricarte

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i2.p129-135.2015

Keywords:

Motivação, Educação a distância, Aluno

Abstract

A motivação do aluno é um fator fundamental para a qualidade do ensino em qualquer instituição ou modalidade. No caso da educação a distância em especial, esse aspecto se revela ainda mais importante, já que o aluno desta modalidade de ensino precisa ter maior liberdade e controle do processo de aprendizagem. Este trabalho, de cunho exploratório, descritivo e quantitativo, tem como objetivo identificar, a partir da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) criada por Deci e Ryan (1985, 2000), que tipos de fatores motivacionais preponderam, se são os intrínsecos ou extrínsecos. O estudo foi realizado junto a 268 alunos do curso de graduação a distância em administração pública da Universidade Estadual do Ceará, ele revela que os fatores extrínsecos preponderaram, apesar da pouca diferença para os fatores intrínsecos.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

OLIVEIRA, Lucas Renan Monteiro de; SOUSA, Ellen Campos; RICARTE, Marcos Antonio Chaves. O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 129–135, 2015. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v4i2.p129-135.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/688. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES