O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Lucas Renan Monteiro de Oliveira
  • Ellen Campos Sousa
  • Marcos Antonio Chaves Ricarte

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i2.p129-135.2015

Palavras-chave:

Motivação, Educação a distância, Aluno

Resumo

A motivação do aluno é um fator fundamental para a qualidade do ensino em qualquer instituição ou modalidade. No caso da educação a distância em especial, esse aspecto se revela ainda mais importante, já que o aluno desta modalidade de ensino precisa ter maior liberdade e controle do processo de aprendizagem. Este trabalho, de cunho exploratório, descritivo e quantitativo, tem como objetivo identificar, a partir da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) criada por Deci e Ryan (1985, 2000), que tipos de fatores motivacionais preponderam, se são os intrínsecos ou extrínsecos. O estudo foi realizado junto a 268 alunos do curso de graduação a distância em administração pública da Universidade Estadual do Ceará, ele revela que os fatores extrínsecos preponderaram, apesar da pouca diferença para os fatores intrínsecos.

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Como Citar

OLIVEIRA, Lucas Renan Monteiro de; SOUSA, Ellen Campos; RICARTE, Marcos Antonio Chaves. O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 129–135, 2015. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v4i2.p129-135.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/688. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos