O VALOR DO LETRAMENTO NA GÊNESE DO CONTADOR: UMA VISÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Francisco Sérgio Souza de Araujo Centro Universitário Christus - Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i2.p100-114.2016

Keywords:

Ciências Contábeis, Contador, Formação do Contador, Letramento

Abstract

Este estudo investigou o processo de letramento na aquisição de conhecimento durante a formação do contador em IES particular na cidade de Fortaleza – Ceará, apurando, entre estudantes do terceiro, quarto e oitavo semestres do Curso de Ciências Contábeis, letramento anterior ao curso e durante sua duração e, ainda, averiguando sua importância na formação profissional. Para a realização da pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico; a pesquisa é um “estudo de caso”, que utilizou como técnica de pesquisa um questionário. Entende-se que tenha abordagem quali-quantitativa, uma vez que os dados coletados permitiram não somente interpretação estatística, porém inferências a partir das informações coletadas. Pela amostra, compreende-se apresentar neste estudo resultados parciais, possibilitando mesmo outras investigações no próprio curso da IES, bem como análises comparativas com inquirições existentes em outras instituições. Mesmo em caráter parcial, constatou-se haver problemas de letramento dos estudantes, em parte advindos da Educação Básica, influenciando a formação superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Sérgio Souza de Araujo, Centro Universitário Christus - Unichristus

Professor de estudos em linguagens com foco na Língua Portuguesa nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus – Unichristus. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Endereço eletrônico para contato: sergioaraujo28@yahoo.com.br

Published

2017-05-24

How to Cite

ARAUJO, Francisco Sérgio Souza de. O VALOR DO LETRAMENTO NA GÊNESE DO CONTADOR: UMA VISÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ENSINO SUPERIOR. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 100–114, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v5i2.p100-114.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1088. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES