História da escola da Administração do Ceará: uma educação para o desenvolvimento?

Autores

  • Mariana Maia Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Kaiser Fernandes École des hautes études en sciences sociales
  • Carlos Dias Chaym Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-8685-4650
  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p71-86.2019

Palavras-chave:

História, Escola de Administração, Educação para o Desenvolvimento

Resumo

Esta pesquisa considerou a abordagem da História no contexto dos Estudos Organizacionais e da Administração, tendo como objetivo compreender a trama histórica da Escola de Administração do Ceará (EAC) que levou à constituição do Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi realizada a pesquisa em diferentes arquivos históricos. O acervo documental constituído e a análise histórica revelaram um evento complexo desde sua criação. Anunciamos um tema articulador, Educação para o Desenvolvimento, marcado por cooperações com agências e instituições norte-americanas, que moldou a organização política e pedagógica da escola, influenciando sua trajetória; e três períodos históricos, entre os anos de 1957 a 1979, que representam as dimensões temporais de experimentação, hibridismo e consolidação da identidade da EAC como curso de uma Universidade Estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Maia Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Felipe Kaiser Fernandes, École des hautes études en sciences sociales

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará. Doutorando em antropologia e etnologia social na École des hautes études en sciences sociales - EHESS. Pesquisador associado ao CEFRES - Centre français de recherche en sciences sociales.

Carlos Dias Chaym, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Ana Sílvia Rocha Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Psicologia do Trabalho e da Organização pela Universitá degli Studi di Bologna. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos