GESTÃO DO CONHECIMENTO, CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS COM A GESTÃO DE PROCESSOS E QUESTÕES ORGANIZACIONAIS EMERGENTES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DINÂMICA SUBJETIVA EM GESTÃO POR PROCESSOS (BP)

Autores

  • Denis Renato Oliveira
  • João Luiz Passador
  • Silvia Ines Dallavalle de Padua
  • Diego César Terra de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p154-167.2020

Palavras-chave:

Gestão por Processos, Cultura Organizacional, Gestão do Conhecimento

Resumo

A maioria dos trabalhos desenvolvidos em gestão por processos tem-se limitado a explorar os problemas da relação entre a organização funcional e a perspectiva de processo com ênfase nos aspectos técnicos de sua aplicação. A literatura de base conceitual que versa sobre os aspectos humanos contemplados em sua operacionalização ainda é insipiente (TARHAN; TURETKEN; REIJERS, 2016). Tendo em vista a importância da dinâmica subjetiva no processo de análise organizacional, objetiva-se promover uma discussão teórica sobre a relação entre gestão por processos, cultura organizacional e gestão do conhecimento, concentrando esforços no entendimento das relações humanas que podem influenciar o desempenho organizacional. Conclusivamente, há fortes indícios de que, apesar dos altos investimentos e sofisticação dos sistemas, a abordagem do empurrar, comumente adotada, não gera valor aos negócios da organização. O problema fundamental reside no modelo subjacente, mecânico, de processamento de informação, que se adota na gestão do conhecimento. Este nega a natureza socialmente construída do conhecimento. Nesse sentido, a gestão de processos intensiva em conhecimento confirma uma necessidade emergente de adoção da estratégia de “puxar” como modelo de gestão, uma vez que ela incorpora processos organizacionais baseados na combinação sinérgica de dados e a capacidade de processamento das informações pela tecnologia, as quais são suportadas pela capacidade criativa e inovadora dos seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego César Terra de Andrade

Doutor em Administração - Universidade Nove de Julho (2017), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, Mestre em Administração - Universidade Federal de Lavras (2011), MBA em Hotelaria (770h) - Universidade Federal de Juiz de Fora/SENAC (2006), Bacharel em Administração - Universidade Federal de Lavras (2005) e Licenciado em Matemática (2013) - Faculdade Capixaba de Nova Venécia; Atualmente Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre e foi Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão por dois anos na mesma unidade. Já atou como professor em cursos de Pós-Graduação, Extensão, Graduação, Tecnológico, Técnico e de Formação Profissional, com experiência também em EAD; Vivência no setor público, no setor privado (empresa de grande porte - mais de 500 funcionários) e como consultor, inclusive em implantação de negócio; O foco teórico das pesquisas, orientações e extensão está fundamentado nas abordagens da teoria das organizações, comportamento organizacional, psicologia do trabalho e organizacional, administração pública e administração de pessoal; Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Estudos Organizacionais (UNINOVE) e Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (UFLA). Mais de 90 trabalhos científicos publicados dentre livros, capítulos de livros, periódicos e anais de congressos e outros; 14 trabalhos publicados nos últimos 6 anos em eventos da Anpad (média superior a dois trabalhos por evento).

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Ensaios