A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Authors

  • Mafalda Maria Pinto Farrim Fernandes Santiago Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i3.p66-82.2019

Keywords:

Marketing Interno, New Media, Recursos Humanos, Sucesso Organizacional

Abstract

Este artigo tem como objetivo geral analisar se as organizações adotam práticas de marketing interno e se este contribui para o sucesso organizacional destas e de seus recursos humanos em particular. Simultaneamente, também se pretende contribuir para um melhor entendimento desse conceito, de sua aplicabilidade e consequências. Para isso, recorreu-se ao método de amostragem não probabilística por conveniência, aplicando-se 428 questionários válidos a trabalhadores em território português. Para testar as hipóteses, utilizou-se o método das equações estruturais por meio do software IBM SPSS AMOS v.25. Os resultados evidenciaram que as práticas de marketing interno promovem comprometimento afetivo, atitude de superação e satisfação no trabalho e levam a que os trabalhadores tenham uma personalidade proativa no desenvolvimento de suas funções na organização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mafalda Maria Pinto Farrim Fernandes Santiago, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Published

2019-12-27

How to Cite

SANTIAGO, Mafalda Maria Pinto Farrim Fernandes. A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 66–82, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i3.p66-82.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2727. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES