SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ANTECEDENTES E CONSEQUENTES

Authors

  • Mariana Gouveia Freitas Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i3.p46-65.2019

Keywords:

Satisfação no trabalho, Recursos humanos, Sucesso Organizacional, Vantagem competitiva

Abstract

Este estudo pretende compreender as variáveis que promovem satisfação nos trabalhadores, contribuindo para um melhor entendimento do conceito, bem como para que as organizações compreendam que os seus recursos humanos, quando satisfeitos, tornam-se uma vantagem competitiva para alcançar o sucesso organizacional. Para verificar tais hipóteses, recorreu-se a um estudo cross-section, utilizando um questionário, em que se obtiveram 418 respostas de trabalhadores portugueses. Para testar as hipóteses, examinou-se o modelo das equações estruturais recorrendo ao software estatístico IBM SPSS AMOS v.25. Os resultados apontaram que as variáveis escolhidas como antecedentes, com exceção do reconhecimento, influenciam a satisfação de um trabalhador, pois, quando um trabalhador está satisfeito, não só ele está com a vida satisfeita, como há uma maior orientação para o cliente, que é mais comprometido e leal, visto que sente mais orgulho da organização e é dotado de uma maior iniciativa pessoal.

 

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Published

2019-12-27

How to Cite

FREITAS, Mariana Gouveia. SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ANTECEDENTES E CONSEQUENTES. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 46–65, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i3.p46-65.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2738. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

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