POLÍTICA DE INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE: REFLEXOS DAIMPLEMENTAÇÃO DOS NITS POR MEIO DA LEI DE INOVAÇÃO

Autores

  • Diana Beatriz Almeida Universidade Federal do Piauí
  • Helano Diógenes Pinheiro Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p51-65.2020

Palavras-chave:

Inovação, NIT, Universidades Federais do Nordeste, Lei de Inovação

Resumo

A criação e a inovação acompanham a humanidade desde seus primórdios, e a preocupação em proteger essas descobertas é bem mais recente. Este artigo analisa o desenvolvimento da política de inovação nas universidades federais nordestinas por meio da Lei de Inovação, abordando o processo de institucionalização dos NITs. A pesquisa é descritiva, documental e bibliográfica, com a coleta dos dados centrada na identificação dos elementos elencados na lei de inovação nas instituições pesquisadas. O estudo revelou uma crescente mobilização das instituições na implementação das estruturas referentes à inovação prevista em instrumentos legais, porém com atuação ainda limitada a registro de patentes, seguindo normatização do INPI. Embora implantados, os NITs revelam iniciativas ainda incipientes de promoção da inovação. Esse avanço lento pode ser associado à necessidade de atualização da lei de inovação, representada pelo Marco Legal, em que se modificou grande parte da redação da lei de forma a torná-la mais clara e operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Beatriz Almeida, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Administração de Empresas pelo Instituto Camillo Filho, MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Sociais, Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias para Inovação - UFPI/PROFNIT.

Helano Diógenes Pinheiro, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Professor do curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí. Professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT - Ponto Focal Piauí.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos