SUSTAINABILITY IN MANAGEMENT COURSES IN BRAZIL: A COMPARATIVE ANALYSIS OF PUBLIC UNIVERSITIES AND PRME MEMBERS

Authors

  • Bárbara Galleli Universidade Federal do Paraná UFPR
  • Mateus Santos de Freitas-Martins Universidade Federal do Paraná UFPR https://orcid.org/0000-0002-8201-1023
  • Noah Emanuel Brito Teles Universidade Federal do Paraná UFPR

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p167-183.2021

Keywords:

Sustainability, Education for Sustainability, Higher Education in Business

Abstract

This article aims to: i) identify the panorama of the insertion of the sustainability theme in the courses of Administration of Brazilian public universities. ii)  compare this panorama with the HEIs participating in the Principles for Responsible Management Education (PRME) in Brazil. For this purpose, the curricular grids of the courses simultaneously present in the best ranked public universities in the Folha University Ranking (RUF) in 2019 were mapped. Among the main results, is the low proeminence of the theme of sustainability in the curricula in one of the regions of the country, the considerable incidence of optional subjects that address the theme, but do not guarantee the formation of the student, as well as the prominence of themes related to environmental management. In accordance with previous studies, the evidence from this research allows us to infer that education for sustainability, through curricular insertion, in undergraduate courses in Business Management at the best universities in the country, is still in its initial stages. The article also presents theoretical, practical and social implications, as well as suggestions for future research.

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Author Biographies

Bárbara Galleli, Universidade Federal do Paraná UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora da linha de pesquisa Inovação e Tecnologia do PPGADM-UFPR. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP),com período sanduíche na Aston University, Birmingham, Reino Unido. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada no curso de Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participa do Grupo de Estudos em Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade - EGITS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Competências, Gestão e Sustentabilidade - GEPECS. Atua principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade organizacional, desempenho sustentável, gestão por competências, desenvolvimento de pessoas para a sustentabilidade, educação para a sustentabilidade.

Mateus Santos de Freitas-Martins, Universidade Federal do Paraná UFPR

Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) atuando na linha de Inovação e Tecnologia - IT. Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduado em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui experiência profissional em Docência tendo atuado como professor na Escola Técnica de São Paulo (CPS/ETEC) lecionando matérias de Administração tanto para o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) bem como nos cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos.

Noah Emanuel Brito Teles, Universidade Federal do Paraná UFPR

Possui Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes. Mestrado em Administração em andamento pela Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Inovação e tecnologia (Bolsista CNPq, dedicação exclusiva). Foi Bolsista de iniciação científica pelo PROBIC- UNIT e realizou monitoria voluntária nas disciplinas: "Práticas de Pesquisa em Administração, Práticas em Administração II".
Atualmente está pesquisando a influência de pressões institucionais na participação de Universidades Brasileiras em rankings universitários de sustentabilidade. Possui experiência na área de Administração e em temas de pesquisa relacionados a Sustentabilidade, Educação para sustentabilidade, Universidades Sustentáveis, Teoria Institucional e Marketing em mídias sociais.

Published

2021-09-09

How to Cite

GALLELI, Bárbara; FREITAS-MARTINS, Mateus Santos de; TELES, Noah Emanuel Brito. SUSTAINABILITY IN MANAGEMENT COURSES IN BRAZIL: A COMPARATIVE ANALYSIS OF PUBLIC UNIVERSITIES AND PRME MEMBERS. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 167–183, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p167-183.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3717. Acesso em: 22 jul. 2024.

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