EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS DECISÕES DE POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL AUSÔNIO ARAÚJO EM CURRAIS NOVOS - RN

Autores

  • Valdemir Galvao de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Olivia Caline de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Girliane Milena de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Palloma Dejaíne Batista Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Beatriz Silva de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p93-109.2022

Palavras-chave:

educação financeira, poupança, renda

Resumo

O estudo verificou a influência do ensino da educação financeira nas decisões de poupança sobre o comportamento dos alunos das turmas do 5º ano da Escola Municipal Ausônio Araújo, por meio da implementação do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulado “Educação Financeira nas Escolas”. O universo compreende turmas do 5º ano, e a amostra foi composta por 180 alunos, sendo 45 participantes do projeto implementado nos anos de 2018, e 45 no ano de 2019, e um grupo de controle com 45 não participantes do projeto no ano de 2018, e 45 no ano de 2019. Para a análise dos dados, foi utilizado um questionário estruturado em escala de Likert e o teste de diferença de média não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados sugerem que os grupos que participaram das aulas de educação financeira nos anos de 2018 e 2019 apresentaram um maior conhecimento em relação às respostas das proposições do que o grupo de controle. O projeto é relevante e contribui com a tomada de decisão referente à vida financeira dos alunos. Porém, em relação ao domínio das habilidades financeiras, os alunos apresentaram dificuldades e limitações para a tomada da decisão, evidenciando a importância de maior diálogo sobre o assunto no lar e nas relações interpessoais. Além disso, houve maior compromisso e iniciativa por parte do Ministério da Educação em relação à  implementação efetiva da educação financeira nas escolas em âmbito nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Galvao de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Contábeis - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional UnB/UFPB/UFRN. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Maria Olivia Caline de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Administrativas.

Maria Girliane Milena de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Administrativas.

Palloma Dejaíne Batista Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Administrativas.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

CARVALHO, Valdemir Galvao de; LIMA, Maria Olivia Caline de; LIMA, Maria Girliane Milena de; ALVES, Palloma Dejaíne Batista; CARVALHO, Beatriz Silva de. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS DECISÕES DE POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL AUSÔNIO ARAÚJO EM CURRAIS NOVOS - RN. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 93–109, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p93-109.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4109. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos