TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEU USO NA SAÚDE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES AOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS 3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p49-62.2023

Palavras-chave:

ODS 3, saúde municipal, TICs. Guarapuava

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação - TICs está, a cada dia, mais alinhado com a saúde pública, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo com a ODS 3 ONU. As TICs poderão causar impactos positivos na saúde pública, promovendo o diálogo e fortalecendo a relação pacientes, profissionais e gestão pública. Este estudo teve por objetivo geral analisar a utilização da tecnologia de informação e comunicação e seu uso na Saúde Pública e sua aceitação pelos usuários na saúde pública no Município de Guarapuava/Paraná – Brasil, contribuindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Foi realizado um survey com 156 pesquisados no município. Conclui-se que os boletins informativos, divulgados nas redes sociais pelo município são eficazes e úteis na busca de informações sobre pandemia, vacinação, número de casos ativos, óbitos e atualização sobre matriz de risco. O aplicativo “Fala Saúde”, disponível vem sendo utilizado pela população, mas ainda não possui a mesma efetividade junto aos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Matinei, Unicentro

Mestre em Ciências Biológicas na Área de Biologia Evolutiva pela UEPG, Ponta Grossa, Paraná, Brasil e Doutoranda em Desenvolvimento Comunitário pela Unicentro.

Silvio Roberto Stefani, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Brasil Atlântico Business School, Portugal

Pós-Doutor em Gestão pela FEP Universidade do Porto (2021). Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM e do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar da Unicentro - PPGDC. Pesquisador Visitante na ABS Portugal.

Emerson Carraro, Unicentro

Doutor em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

MATINEI, Sandra; STEFANI, Silvio Roberto; CARRARO, Emerson. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEU USO NA SAÚDE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES AOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS 3. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 49–62, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i1.p49-62.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4521. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos