PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A CRIAÇÃO DE VALOR PÚBLICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE WEB OF SCIENCE (1998-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p63-84.2023

Palavras-chave:

criação de valor público, base intelectual, frente de pesquisa moore

Resumo

A criação de valor público pode ser compreendida como uma filosofia de gestão e uma estrutura de processos para se alcançar valores pretendidos; no contexto de administração pública, contempla as dimensões da capacidade operacional, do ambiente autorizador e de resultados sociais almejados. A presente pesquisa objetivou analisar como se configura o campo de pesquisas sobre esse tema, abordando perspectivas de tal campo por meio da exposição dos principais autores e trabalhos publicados. Foi realizado estudo bibliométrico e levantamento quantitativo descritivo, utilizando-se da plataforma Web of Science da Thomson Reuters. Os resultados demonstram que a base intelectual do campo versa sobre assuntos como prestação eficiente de serviços pelo governo, participação da sociedade, cultura organizacional avaliativa e percepções individuais no que tange a características emocionais do processo. A frente de pesquisas do campo versa sobre questões como análises sobre as práticas de gestão pública, ações de governança e estruturação de processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Pires Bonifácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga

Mestrando pelo Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Finanças pelo IFMG - Campus Formiga (início em 2021), graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista de Varginha (2015), especializado em Direito Previdenciário pela Universidade Candido Mendes (2017), especializado em Gestão e Planejamento Tributário pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (2020) e Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2011).

Luana Aparecida da Costa

Graduada em Administração pela Faculdade de Nova Serrana (2012) e pós-graduada em Gestão Estratégica pela Faculdade de Nova Serrana (2021).

Lucas Maia dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará

Professor de Finanças do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Sabará (Desde 2011). Professor do Mestrado Profissional em Administração do IFMG Campus Formiga (início em 2021). Doutor em Administração pelo CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais (2015) com doutorado sanduíche pela School of Public Affairs and Administration da Rutgers University, nos Estados Unidos (2015). Mestre em Administração pelo CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Coordenador do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (2018-2021). Coordenador do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará (2017-2020). Diretor de Administração e Planejamento do IFMG Campus Sabará (2019-2022).

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos