CONCEITO SOBRE ESTRATÉGIA: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS VERSUS A VISÃO DE AUTORES CONSAGRADOS

Autores

  • Mário José Azevedo
  • Elnivan Moreira de Souza
  • José de Paula Barros Neto

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i1.p54-70.2015

Palavras-chave:

Conceito de estratégia, Estratégia, Estratégia empresarial

Resumo

O tema desenvolvido neste trabalho tem como eixo central a comparação entre o conhecimento tácito e o teórico acerca do que seja estratégia, a fim de observar como se dá a evolução ou mudança de pensamento do pesquisado com relação ao que expõem alguns autores consagrados. Para tanto, alunos da disciplina Estratégia Empresarial, do Mestrado Profissional em Administração de uma universidade pública do Ceará foram submetidos, no início da disciplina, a uma avaliação composta por uma questão aberta, por meio da qual deveriam expor suas opiniões a respeito do significado do conceito de estratégia. Ao final da referida disciplina, outra avaliação foi aplicada, contendo a mesma questão aberta, com o intuito de avaliar o grau de conhecimento adquirido sobre os conceitos de estratégia após a apresentação e discussão de textos referentes ao tema. De posse do material coletado, procedeu-
se a uma análise de conteúdo, apoiada pelo software Sphinx Léxica-V5, a fim de se obterem dados que auxiliassem na interpretação e compreensão das opiniões formuladas pelos alunos. A partir desses dados, pode-se estabelecer um comparativo entre os momentos distintos da coleta dos depoimentos e, assim, observar a evolução ou mudança de pensamento do aluno durante o curso. Ademais, comparam-se, também, as definições apresentadas com aquelas expostas por alguns autores consagrados na literatura especializada (conhecimento teórico), caracterizando-se, assim, como uma pesquisa exploratória, bibliográfico- documental e qualitativa. Como resultado, percebeu-se, uma preferência dos alunos pelas escolas prescritivas nos dois momentos, com ênfase na escola de planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário José Azevedo

Mestre em administração e controladoria pela Universidade
Federal do Ceará. Professor do Centro Universitário Christus.

Elnivan Moreira de Souza

Doutorando em Administração pela Universidade de Fortaleza. Coordenador de pesquisa e monitoria e professor do Centro Universitário Christus.

José de Paula Barros Neto

Doutor em Administração pela Universidade Federal do rio
Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal do
Ceará.

Downloads

Edição

Seção

Artigos