FATORES CONDICIONANTES DA SATISFAÇÃO GERAL DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE UMA BIBLIOTECA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p102-113.2017

Palavras-chave:

Satisfação, Qualidade dos Serviços, Biblioteca, Marketing

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os condicionantes da satisfação dos usuários de uma biblioteca instalada em Instituição de Ensino Superior e testar um modelo de satisfação geral dos usuários dos serviços. Os dados obtidos a partir de um questionário aplicado junto a uma amostra composta por estudantes de uma faculdade foram analisados por meio de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciaram que os fatores “espaço físico”, “variedade de livros” e “serviços web” estão positivamente relacionados com o nível de satisfação geral indicado pelos estudantes (enquanto usuários dos serviços). Estes resultados estão consoantes com estudos prévios e evidenciam a natureza multidimensional do construto satisfação. As implicações para os gestores referem-se à utilização desses parâmetros e condicionantes como possíveis fatores que podem ser observados na gestão da satisfação dos serviços de bibliotecas. Nesse sentido, com base nos efeitos dos diferentes condicionantes, é possível orientar os esforços de melhoria dos serviços. Parece razoável haver relevância deste artigo, pois há poucos estudos que tratam desta temática, e são raros no contexto estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Christian Linhares Bezerra, ANAC

Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra

Funcionário da ANAC

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos