Comprometimento organizacional: estudo com recepcionistas de consultórios médicos de Belo Horizonte-MG

Autores/as

  • Jesuina Maria Pereira Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro Universitário UNIFBV / WYDEN
  • Michelle de Souza Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) Doutorando em Administração (CEPEAD/UFMG)
  • Giselle da Costa Jerônimo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UFMG/CEPEAD/CEGE)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p87-103.2019

Palabras clave:

Comprometimento organizacional, Recepcionistas, Feminino

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar o comprometimento organizacional por meio do modelo multidimensional de Meyer e Allen (1991), segundo a percepção de mulheres recepcionistas de consultórios médicos em Belo Horizonte-MG. Caracterizou-se esta pesquisa como de método misto (COLLIS; HUSSEY, 2006) e do tipo descritivo-exploratório (VERGARA, 2009). Utilizou-se para análise dos dados quantitativos o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) e a análise de conteúdo (AC) (BARDIN, 2008) para apreciação das entrevistas. Na investigação quantitativa, constatou-se o predomínio da dimensão afetiva do comprometimento organizacional com média no nível moderado mais alto. Por outro lado, mesmo que nas análises qualitativas as dimensões afetiva e instrumental tenham sido predominantes nos relatos das mulheres entrevistadas, ao final, é por meio da dimensão afetiva que as recepcionistas permanecem na organização, significando que elas gostam e fazem seu trabalho por amor, valorizando o ambiente de trabalho e os relacionamentos interpessoais conquistados.

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Biografía del autor/a

Jesuina Maria Pereira Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro Universitário UNIFBV / WYDEN

Professora Titular no Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MPGE) na UNIFBV/WYDEN (Recife -PE). Doutora em Administração / Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos também pela mesma instituição e possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Coordena o projeto de pesquisa Trabalho e Comportamento: um estudo com jovens trabalhadores. É membro-pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP) da UFMG. Tem interesse em temáticas que realizem o contraponto entre os comportamentos producentes e contraproducentes no ambiente de trabalho. É avaliadora de artigos de periódicos nacionais e internacionais. Possui também mais de 14 anos de experiência em consultoria na área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

FERREIRA, Jesuina Maria Pereira; ROCHA, Michelle de Souza; JERÔNIMO, Giselle da Costa. Comprometimento organizacional: estudo com recepcionistas de consultórios médicos de Belo Horizonte-MG. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 87–103, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i1.p87-103.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2398. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos