INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p74-92.2020

Palavras-chave:

Web 2.0, Redes Sociais, Comportamento do Consumidor

Resumo

As redes sociais vêm desenvolvendo um importante papel no marketing e têm provocado mudanças no comportamento do consumidor ao exercer influências no processo de compra de um bem ou serviços. A pesquisa se propôs a investigar as influências das redes sociais no processo de decisão dos consumidores das óticas. Para a realização do estudo, foi utilizada uma metodologia de caráter descritivo com abordagem quantitativa e coleta dos dados, por meio de aplicação de 210 questionários com os consumidores das óticas de Pau dos Ferros/RN. A análise dos resultados deu-se por meio de testes e métodos de análises estatísticos, qual seja, Teste de Bartlett e KMO, Cronbach Alpha, teste t de Student e a análise fatorial. Nos resultados, constatou-se que os consumidores de óticas são influenciados pelo conteúdo que eles visualizam nas principais redes sociais (facebook e whatsapp) e, principalmente, quando alguma variável acerca da qualidade do produto, preço, marca, propaganda e indicação de familiares e amigos está presente nas postagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mercia Cristiley Barreto Viana, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração

Maria Eleneide da Paiva da Silva, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos