INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p74-92.2020

Palabras clave:

Web 2.0, Redes Sociais, Comportamento do Consumidor

Resumen

As redes sociais vêm desenvolvendo um importante papel no marketing e têm provocado mudanças no comportamento do consumidor ao exercer influências no processo de compra de um bem ou serviços. A pesquisa se propôs a investigar as influências das redes sociais no processo de decisão dos consumidores das óticas. Para a realização do estudo, foi utilizada uma metodologia de caráter descritivo com abordagem quantitativa e coleta dos dados, por meio de aplicação de 210 questionários com os consumidores das óticas de Pau dos Ferros/RN. A análise dos resultados deu-se por meio de testes e métodos de análises estatísticos, qual seja, Teste de Bartlett e KMO, Cronbach Alpha, teste t de Student e a análise fatorial. Nos resultados, constatou-se que os consumidores de óticas são influenciados pelo conteúdo que eles visualizam nas principais redes sociais (facebook e whatsapp) e, principalmente, quando alguma variável acerca da qualidade do produto, preço, marca, propaganda e indicação de familiares e amigos está presente nas postagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mercia Cristiley Barreto Viana, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração

Maria Eleneide da Paiva da Silva, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração

Publicado

2020-02-03

Cómo citar

VIANA, Mercia Cristiley Barreto; SILVA, Maria Eleneide da Paiva da. INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 74–92, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p74-92.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2642. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos