SELEÇÃO DO MELHOR MODELO DE LÂMPADA LED PARA AS INSTALAÇÕES DO SENAI CETIQT POR MEIO DO MÉTODO THOR

Autores

  • Kaique Dutton Oliveira Silva Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT
  • Marcos Santos Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Carlos Francisco Simões Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF) http://orcid.org/0000-0002-6865-0275

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p150-158.2020

Palavras-chave:

Lâmpada LED, SENAI CETIQT, Método THOR

Resumo

Atualmente, a sociedade está cada vez mais preocupada com a questão ambiental, fazendo que as organizações públicas e privadas se adaptem a essa nova realidade. Assim, a Alta Administração do SENAI CETIQT manifestou o interesse em substituir as atuais lâmpadas fluorescentes do campus Riachuelo por lâmpadas LED, que, embora tenham um custo unitário maior, promovem uma economia considerável em médio e longo prazo. A primeira dificuldade encontrada foi definir o modelo de lâmpada LED que melhor atenderia às necessidades da instituição. Inicialmente, houve o entendimento ea estruturação do problema por meio de um brainstorm, resultando em quatro critérios julgados indispensáveis para a aquisição, que são custo, facilidade de instalação, vida útil e tempo de garantia. Por meio desses critérios, elencaram-se cinco modelos de lâmpadas LED que poderiam ser adquiridas. Como arcabouço metodológico, utilizou-se o método multicritério THOR, uma vez que os critérios e as alternativas estavam bem definidos. Assim, chegou-se à lâmpada tubular como o modelo mais indicado para o SENAI CETIQT, levando em consideração as especificidades da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaique Dutton Oliveira Silva, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT

Engenheiro de Produção formado pelo SENAI CETIQT. Possui experiência em Programação Matemática e Apoio Multicritério à Decisão (AMD).

Marcos Santos, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Pesquisador de pós-doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos