O COMÉRCIO PRATICADO POR CHINESES NA CAPITAL DA FÉ CARIRENSE

Autores

  • Joaquim Feitosa Pereira Policial Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Professor de graduação (cursos-Administração, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais) e de Mestrado (PPGB-profissional e PRODER-acadêmico) na UFCA. Prof. Doutor em Administração. Prof. Adjunto da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Pós-Doutor em Administração e Controladoria. http://orcid.org/0000-0001-6525-9257

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p48-61.2021

Palavras-chave:

Comércio Internacional, Relação Comercial China-Brasil, Negócios chineses no Cariri

Resumo

Os empreendimentos de chineses instalaram-se na região do Cariri, já que isso fica evidenciado pela expansão do número de lojas e na chegada de novos imigrantes chineses em Juazeiro do Norte-CE. Nesse sentido, cabe a seguinte indagação: como vem sendo praticado o comércio por chineses na cidade de Juazeiro do Norte? O objetivo geral é identificar a prática comercial realizada por chineses em Juazeiro do Norte. É uma pesquisa exploratória; na coleta de informação, foi utilizado um questionário, para entrevistar os sujeitos da pesquisa. Foram analisados, em uma perspectiva qualitativa, os seguintes aspectos: 1) atratividade do comércio juazeirense; 2) principais produtos chineses comercializados; 3) definição de preços; 4) instalação do comércio chinês na cidade e 5) avaliação do comércio juazeirense. Existem semelhanças nas práticas comerciais chinesas e brasileiras, como a negociação dos preços, o uso de promoções, a busca por uma área de grande movimentação para instalação de seus comércios. A parceria comercial Brasil-China pode trazer benefícios para ambos os países, para o Brasil com a venda de commodities, para a China com a venda de produtos manufaturados e investimentos em áreas de transporte e energia. Os resultados apontam que o comércio de microempresas e pequenos estabelecimentos praticados por chineses possui alguma semelhança à prática comercial brasileira, principalmente quanto ao amadorismo financeiro. Ainda se pode concluir que o comércio praticado por chineses no interior não tem muita sofisticação já que seu público-alvo demanda mais preço do que qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Feitosa Pereira, Policial Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Policial Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Professor de graduação (cursos-Administração, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais) e de Mestrado (PPGB-profissional e PRODER-acadêmico) na UFCA. Prof. Doutor em Administração. Prof. Adjunto da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Pós-Doutor em Administração e Controladoria.

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR(PPGA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri-UFCA.
Pós-Doutorado em Administração e Controladoria no PPAC da Universidade Federal do Ceará-UFC.

Professor de graduação (Administração, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais) e de Mestrado (PPGB-profissional e PRODER-acadêmico) na UFCA.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

PEREIRA, Joaquim Feitosa; BRASIL, Marcus Vinicius de Oliveira. O COMÉRCIO PRATICADO POR CHINESES NA CAPITAL DA FÉ CARIRENSE. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 48–61, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p48-61.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3345. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos