AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DA UAST/UFRPE

Autores

  • Renan Silva Ferreira DOCENTE MESTRE UFRPE
  • Maria Rickaely Andrade UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p48-61.2021

Palavras-chave:

metodologias ativas, docentes, discentes, administração, economia

Resumo

Este estudo objetiva analisar a percepção dos docentes e discentes acerca das metodologias ativas utilizadas nos cursos de Administração e Economia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Ele foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica (Base Scielo) e híbrida, mediante utilização de dois questionários on-line, estruturados em 16 perguntas, contendo uma amostra com 15 docentes respondentes, e outro com 12 perguntas, contendo uma amostra de 93 discentes respondentes, dos cursos estudados. Dessa forma, é possível verificar que, majoritariamente, existem professores formados em Administração, com 2 a 19 anos de atuação, e em ambas as atuações, existem aqueles que conhecem as metodologias ativas, mas entendem que elas ainda não são facilmente compreendidas pelos discentes. Os estudos dirigidos, sala de aula invertida, seminários e debates são provenientes de interesse dos docentes e apontados como os métodos que mais contribuem para a aprendizagem individual e coletiva, principalmente, pela dificuldade em disciplinas com predominância em cálculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Silva Ferreira, DOCENTE MESTRE UFRPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural. Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Serra Talhada - PE - BR. E-mail: <renansilvaferreirax@gmail.com>.

Maria Rickaely Andrade, UFRPE

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Serra Talhada - PE - BR. E-mail: <rickaelyandrade10@gmail.com>.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

FERREIRA, Renan Silva; ANDRADE, Maria Rickaely. AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DA UAST/UFRPE. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 48–61, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p48-61.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3632. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos