CERVEJA ARTESANAL: DESVENDANDO AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO ENTRE MULHERES

Autores/as

  • Paula Karina Salume Universidade Federal de São João del-Rei https://orcid.org/0000-0003-1947-9608
  • Fabiana Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rodrigo Cassimiro de Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p82-97.2021

Palabras clave:

teoria da prática, cerveja artesanal, mulheres, produção e consumo

Resumen

A produção de cerveja artesanal tem despertado curiosidade e conquistado estudiosos e admiradores. Entre eles, ressalta-se a participação do público feminino, que, além de ter participação expressiva no consumo, também vem ocupando espaço de destaque como produtor da bebida. O presente artigo teve como objetivo aprender, interpretar e compreender as práticas de produção de cerveja artesanal realizadas por mulheres, na modalidade homebrewing, ao evidenciarem os aspectos materiais, sociais e simbólicos, inerentes a essas práticas. Para tanto, adotaram-se, como lente de investigação, elementos da Teoria da Prática, tais como regras, estruturas teleoafetivas, motivações e conhecimentos que permeiam a produção de cerveja artesanal por mulheres. Empregou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, e os dados foram coletados no decorrer de seis processos de produção de cerveja artesanal por mulheres, com registros de imagens, diário de campo e entrevistas. Os resultados permitiram identificar, entre outros aspectos, que essas mulheres são estimuladas a produzir cerveja tanto para consumo próprio, como pelo prazer e pela satisfação de compartilharem a bebida e serem reconhecidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Karina Salume, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC)

Publicado

2021-10-28

Cómo citar

SALUME, Paula Karina; SILVA, Fabiana Ferreira da; FREITAS, Rodrigo Cassimiro de. CERVEJA ARTESANAL: DESVENDANDO AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO ENTRE MULHERES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 82–97, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p82-97.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3795. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos