INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i1.p26-41.2022

Palabras clave:

internacionalização, governança corporativa, desempenho econômico-financeiro, empresas de capital aberto

Resumen

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre as empresas de capital aberto internacionalizadas e não internacionalizadas e seus desempenhos, considerando o ROA e ROE dentro dos segmentos de listagem de governança corporativa que ocupam na B3 para o ano de 2017. Para isso, confrontaram-se as médias e os desvios padrões de 152 instituições não financeiras brasileiras por setor, pertencentes a base de dados da Economática (2017). Esta pesquisa pode ser classificada como descritiva, de natureza quantitativa com a utilização de métodos e técnicas estatísticas. Como variáveis de internacionalização das empresas, utilizaram-se a exportação sobre a receita total e a comercialização de ADRs. Já para a governança corporativa, seguiu-se a classificação dos segmentos de listagem de GC da B3. Os resultados evidenciaram que a maioria dos setores mostra relação positiva para empresas com alta governança e que são internacionalizadas, indicando que empresas com este perfil tendem a ter melhor desempenho, considerando as variáveis estudadas: ROA e ROE. Sugerem-se, como futuras pesquisas, a inclusão de outras variáveis de desempenho, aumentar o período de análise e utilizar outros testes estatísticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Catarine Palmieri Pitangui Tizziotti, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), na área de Finanças. Atuação em ensino, pesquisa e extensão.

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), na área de Finanças.

Aracy Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), na área de Finanças.

Publicado

2022-03-10

Cómo citar

OLIVEIRA, Priscila de; TIZZIOTTI, Catarine Palmieri Pitangui; PEIXOTO, Fernanda Maciel; ARAÚJO, Aracy. INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 26–41, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i1.p26-41.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4154. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos