CONCEPÇÕES SOBRE BUROCRACIA: A DICOTOMIA DA TEORIA DE WEBER E DE LIPSKY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i3.p175-183.2023

Palabras clave:

burocracia, Max Weber, Michael Lipsky, dicotomia

Resumen

Este ensaio tem por objetivo discutir as diferenças teóricas sobre a concepção de burocracia de Max Weber e de Michael Lipsky. A construção argumentativa consistiu na apresentação das duas teorias, destacando, incialmente, a concepção de ambos os autores, que, de formas diferentes, contribuíram para a criação da teoria burocrática e possuem fortes influências nos estudos da área. Destarte, após elucidar conceitos importantes da pesquisa, contextualizar e alinhar o objeto de estudo e discutir as teorias, chegou-se à conclusão de que há diversas dicotomias entre elas. O principal resultado consiste na identificação das dicotomias apresentadas em categorias, a saber: abrangência da área de estudo, metáforas, tipo de sistema, comportamento dos burocratas, hierarquia, discricionariedade, normas e análise. A construção das categorias foi feita por meio da leitura das teorias burocráticas dos dois autores e da identificação da estrutura dicotômica. O estudo busca contribuir com a produção do conhecimento no campo das Ciências Sociais Aplicadas, apresentando as contradições de duas teorias de grande relevância nos estudos sobre burocracia.

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Biografía del autor/a

Natália Mariana Tavares de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

 

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Keila Cardoso Pinheiro, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Publicado

2023-09-11

Cómo citar

OLIVEIRA, Natália Mariana Tavares de; PINHEIRO, Keila Cardoso. CONCEPÇÕES SOBRE BUROCRACIA: A DICOTOMIA DA TEORIA DE WEBER E DE LIPSKY. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 175–183, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i3.p175-183.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4608. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ensayos