ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS CONSUMIDORES DE COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 POR MEIO DA ANÁLISE FATORIAL

Autores/as

  • Pamela Adelino Ramos Universidade Federal da Paraíba
  • Felipe Araujo Pereira Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Foi bolsista pela UFPB como pesquisador de iniciação científica em estudos sobre trabalhabilidade. Também participa do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade. Tem experiência de atuação em órgãos públicos e em logística, e sua área de atuação está em recursos humanos, logística e finanças. https://orcid.org/0000-0001-9913-6327

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i3.p66-81.2023

Palabras clave:

transporte aéreo, análise fatorial, covid-19, empresas aéreas, Brasil

Resumen

Transporte aéreo é um importante elo logístico no mundo, promovendo rapidez e segurança no transporte de cargas e passageiros, sendo importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer país. Devido à pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, setores como o transporte aéreo foram bastante afetados. Nesse sentido, os setores responsáveis pelos transportes aéreos precisaram adaptar o serviço mesmo em um momento de adversidade. Para isso, houve investimento em higienização, atendendo às exigências dos órgãos reguladores. Este estudo objetiva analisar as expectativas de qualidade sob a ótica dos consumidores do serviço aéreo, baseando-se nas mudanças de protocolos. A Análise Fatorial Exploratória constatou que os consumidores esperam um serviço aéreo seguro, garantindo a higienização e a comunicação efetiva com seu público. Esta pesquisa é relevante por permitir compreender o comportamento do consumidor do transporte aéreo no Brasil e o que se espera das companhias aéreas no que diz respeito a um serviço de qualidade.

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Biografía del autor/a

Pamela Adelino Ramos, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco
(2019); Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de
Pernambuco (2018); Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de
Pernambuco (2010); e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade
Federal de Campina Grande (2008). Atua na Universidade Federal da Paraíba no
Departamento de Administração. Tem experiência na área de Administração e
Engenharia da Produção, com ênfase em Administração de Empresas e Gerência da
Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Operacional.
Administração da Produção, Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos; Desenvolvimento
Humano e Trabalhabilidade; Finanças e Economia; Vulnerabilidade social e
Comportamento. Líder do GPTS - UFPB (Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade),

Publicado

2023-06-27

Cómo citar

RAMOS, Pamela Adelino; PEREIRA, Felipe Araujo. ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS CONSUMIDORES DE COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 POR MEIO DA ANÁLISE FATORIAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 66–81, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i3.p66-81.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4658. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos