ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA E SUAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS: ESTUDO DESCRITIVO PÓS-IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO

Autores

  • Jamilly da Silva Pinheiro CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO- FIC
  • Airton Filho Nascimento da Costa Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Menno Rutger Weersma UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
  • Laodicéia Amorim Weersma UNIVERSIDADE DE COIMBRA

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i1.p71-88.2015

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, Terceirização, Setor elétrico

Resumo

No cenário de internacionalização das economias, o advento das modernas formas de gestão suscita a adoção de novos modelos institucionais que estimulem a competitividade das empresas brasileiras. Entre essas mudanças, tem-se a privatização do setor elétrico e a emergência do modelo de gestão por terceirização com a finalidade de promover a redução de custos, economia de recursos e descentralização de atividades. A partir dessa temática, delineia-se como objetivo analisar o alinhamento estratégico entre empresas terceirizadas e uma concessionária de distribuição de energia elétrica por meio de indicadores de desempenho. Para tanto, utiliza-se de pesquisa descritiva mediante base de dados secundária, na qual constam informações provenientes de pesquisa de monitoramento de indicadores de 12 empresas terceirizadas de uma distribuidora de energia elétrica, além das informações da pesquisa de clima de 1800 colaboradores. Os principais resultados evidenciam melhoria do negócio das empresas terceirizadas e da distribuidora, sobretudo, pelo fato do modelo de avaliação implantado promover maior aproximação entre contratante e contratadas o que permite melhor sincronismo no alinhamento estratégico dessas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamilly da Silva Pinheiro, CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO- FIC

Especialização em Gestão Estratégica pela UECE

Airton Filho Nascimento da Costa, Centro Universitário Christus - Unichristus

Bacharelando em Administração pelo Centro Universitário
Christus

Menno Rutger Weersma, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Mestrando em Administração e Controladoria pela
Universidade Federal do Ceará

Laodicéia Amorim Weersma, UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Doutoranda em Gestão e Inovação pela Universidade
de Coimbra - Portuga.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

PINHEIRO, Jamilly da Silva; COSTA, Airton Filho Nascimento da; WEERSMA, Menno Rutger; WEERSMA, Laodicéia Amorim. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA E SUAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS: ESTUDO DESCRITIVO PÓS-IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 71–88, 2016. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v4i1.p71-88.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/507. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos