ANÁLISE DO MARKET SHARE DO MERCADO DE AUDITORIA INDEPENDENTE APÓS A CHEGADA DA COVID-19 NO BRASIL

Autores/as

  • Jenifer de Oliveira Guerhardt Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samuel de Oliveira Durso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Clara Fonseca Amaral Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p122-137.2024

Palabras clave:

auditoria externa, market share, big four, Covid-19

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas no market share das empresas de auditoria externa após a pandemia da Covid-19 no Brasil. Para isso, foram analisadas as informações de 416 companhias de capital aberto para o período de 2019 a 2021. Os dados coletados foram investigados por meio de análises descritivas e testes estatísticos. Os resultados ressaltam a concentração de mercado do grupo Big Four. Não obstante, quando se compara o ano de 2019 com o de 2021, foi possível notar uma diferença estatisticamente significativa para o market share das empresas de auditoria atuantes no país. A pesquisa permite concluir que a BDO e a Grant Thornton, em conjunto com as EY, KPMG, PWC e Deloitte, formaram o grupo Big Six de auditoria para o mercado brasileiro de empresas de capital aberto. A investigação ajuda a entender os efeitos da Covid-19 para o mercado de auditoria no país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jenifer de Oliveira Guerhardt, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua com auditoria externa. Belo Horizonte - MG - BR.

Samuel de Oliveira Durso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), e em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em Ciências Contábeis e bacharelado em Ciências Econômicas pela UFMG. Professor Adjunto na UFMG.  Belo Horizonte - MG - BR.

Ana Clara Fonseca Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Administração e Ciências Contábeis, mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School e doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte - MG - BR.

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

GUERHARDT, Jenifer de Oliveira; DURSO, Samuel de Oliveira; AMARAL, Ana Clara Fonseca. ANÁLISE DO MARKET SHARE DO MERCADO DE AUDITORIA INDEPENDENTE APÓS A CHEGADA DA COVID-19 NO BRASIL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 122–137, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p122-137.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5104. Acesso em: 16 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos