O COMPORTAMENTO DE COMPRA NO NATAL E O ATO DE PRESENTEAR

UM ESTUDO DE CASO NA MICRORREGIÃO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO – MG

Autores/as

  • João Vitor Carvalho IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Gustavo Clemente Valadares IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Iuri dos Santos Manoel UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alyce Cardoso Campos IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • João Francisco Sarno Carvalho IFSULDEMINAS Campus Passos
  • Sheldon William Silva IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p40-55.2024

Palabras clave:

ato de presentear, comportamento de compra, compras natalinas

Resumen

Este artigo teve como objetivo analisar o comportamento de compra de presentes de natal e as principais motivações para presentear apresentadas pelos consumidores da região de São Sebastião do Paraíso – MG. Como proposta de pesquisa, acredita-se que o Natal é uma ocasião em que as pessoas são contagiadas por um momento de gratidão, carinho e afeto, em que a doação de presentes é uma forma de demonstrar seus sentimentos. Para obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa quantitativa com questionário aplicado a 125 participantes. As evidências coletadas mostraram que a principal motivação para se presentear durante essa época do ano é a manutenção dos relacionamentos afetivos com a família. Os pressupostos levantados sobre o ato de presentear (dádiva, reciprocidade, ocasião, simbolismo, função do ato de presentear e ritual) se mostraram presentes nesta festividade, em que se observam os sentimentos de agradecimento e prazer ao presentear.

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Biografía del autor/a

João Vitor Carvalho, IFSULDEMINAS - Campus Passos

Bacharel em Administração pelo Insituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Passos). Passos - MG - BR.

Gustavo Clemente Valadares, IFSULDEMINAS - Campus Passos

Doutor em Administração (UFLA). Docente do IFSULDEMINAS Campus Passos. Passos - MG - BR.

Iuri dos Santos Manoel, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Estatística (UFLA). Docente da UEMG Campus Passos. Passos - MG - BR.

Alyce Cardoso Campos, IFSULDEMINAS - Campus Passos

Doutora em Administração (UFLA). Docente do IFSULDEMINAS Campus Passos. Passos - MG - BR.

João Francisco Sarno Carvalho, IFSULDEMINAS Campus Passos

Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFSULDEMINAS Campus Passos. Passos - MG - BR.

Sheldon William Silva, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

[1] Doutor em Administração (UFLA). Docente do IFMG campus São João Evangelista. Belo Horizonte - MG - BR.

Publicado

2024-06-17

Cómo citar

CARVALHO, João Vitor; VALADARES, Gustavo Clemente; MANOEL, Iuri dos Santos; CAMPOS, Alyce Cardoso; CARVALHO, João Francisco Sarno; SILVA, Sheldon William. O COMPORTAMENTO DE COMPRA NO NATAL E O ATO DE PRESENTEAR: UM ESTUDO DE CASO NA MICRORREGIÃO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO – MG. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 40–55, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p40-55.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5186. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos