ASSOCIAÇÃO DE MULHERES LOUCEIRAS DO MARUANUM (ALOMA): TRADIÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ-AMAZÔNIA-BRASIL

Autores

  • Kátia Paulino dos Santos Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i2.p47-63.2016

Palavras-chave:

Economia solidária, Política Pública, Associação de Mulheres Louceiras do Maruanum

Resumo

A economia solidária vem se fortalecendo e se afirmando como uma possibilidade viável, sensata e emancipadora. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar a Associação de Mulheres Louceiras do Maruanum (ALOMA), localizada no extremo norte da Amazônia Brasileira, o Estado do Amapá, de forma a evidenciar os principais avanços e fragilidades na política de fomento à economia solidária, assim como os principais progressos e entraves enfrentados pela Associação. Realizou-se estudo de caso sobre a ALOMA, com Análise de Custo-Efetividade (ACE), por meio de entrevistas com a presidente da Associação e com outras associadas, concretizando uma pesquisa qualitativa.  Encontra-se estruturado em três partes: a primeira tratou da política nacional de economia solidária e suas estratégias de fomento aos empreendimentos; a segunda apresentou o espaço geográfico da pesquisa, o Estado do Amapá; e a última parte analisou a Associação, seu perfil, principais resultados das políticas de fomento e seus principais entraves e avanços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Paulino dos Santos, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal – UTAD (2017), Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010), Especialista em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2005). Atualmente é Professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá – UEAP, vinculada ao Colegiado de Pedagogia, e também do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, atuando no Curso de Direito e Design. 

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

SANTOS, Kátia Paulino dos. ASSOCIAÇÃO DE MULHERES LOUCEIRAS DO MARUANUM (ALOMA): TRADIÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ-AMAZÔNIA-BRASIL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 47–63, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v5i2.p47-63.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/881. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos