ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO DE ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES: UM ESTUDO EM DISTINTAS ESPACIALIDADES NA CIDADE DE SETE LAGOAS (MG)

Auteurs

  • Paulo Henrique Gomes Jelihovschi Universidade Fumec
  • Henrique Cordeiro Martins Universidade Fumec
  • Anderson de Souza Sant’Anna Fundação Dom Cabral

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p70-84.2018

Mots-clés :

Empreendedorismo, Ecossistema Empreendedor, Relações Ecológicas Interespecíficas, Capitais

Résumé

Este artigo objetiva investigar ecossistemas empreendedores, por meio de análise de interações entre empreendedores em distintas espacialidades da cidade de Sete Lagoas (MG). Os espaços estudados foram o Centro, rua da periferia e o principal shopping center. Como marcos teóricos, foi utilizada a abordagem de Jacobs (2011) para análise das características dos espaços pesquisados; a Teoria da Ação Prática, elaborada por Bourdieu (2010), para análise dos capitais mobilizados pelos diferentes empreendedores investigados; e a Teoria das Relações Ecológicas Interespecíficas, desenvolvida por Lopes e Rosso (2010), para investigação das características dos ecossistemas alvos do estudo. Em termos metodológicos, a pesquisas pode ser caracterizada como estudos de caso, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas junto a empreendedores locais. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo, permitindo a categorização dos espaços estudados em três tipos de ecossistemas: mutualismo (comércio de rua), protocooperação (Centro) e inquilinismo (Shopping center).

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Publiée

2018-06-29

Comment citer

JELIHOVSCHI, Paulo Henrique Gomes; MARTINS, Henrique Cordeiro; SANT’ANNA, Anderson de Souza. ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO DE ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES: UM ESTUDO EM DISTINTAS ESPACIALIDADES NA CIDADE DE SETE LAGOAS (MG). Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 70–84, 2018. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v7i1.p70-84.2018. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1957. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

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