GESTÃO DE RECURSOS RELACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES SOCIAIS EM LIVING LABS: O CASO DO HABITAT LIVING LAB DE VITÓRIA, ES - BRASIL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p13-30.2018

Mots-clés :

Inovação social, Living Labs, Orquestração, Recursos relacionais

Résumé

O presente estudo investiga como são geridos os recursos relacionais para o desenvolvimento de inovações sociais em Living Labs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso cuja unidade de análise se refere às ações gerenciais tomadas pelos orquestradores para facilitar a gestão dos recursos relacionais no Living Lab Habitat, único membro ativo da European Network of Living. Gera como principal implicação da teoria existente a criação de conhecimento no âmbito da VBR que permite a identificação de ações para facilitar a gestão de recursos relacionais: gestão de parceiros; gestão da estrutura e de colaboração; e gestão do modo de relacionamento. Em termos gerenciais, possibilita aos responsáveis por Living Labs e/ou outras redes de inovação voltadas para o desenvolvimento de inovações sociais a algumas das “melhores práticas” para a gestão de relações colaborativas em redes de inovação para construir resultados na esfera social, em que alguns recursos suplementares são acessados, como o conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Silvio Bitencourt da Silva, UNISINOS, RS

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Atualmente é coordenador administrativo dos Institutos Tecnológicos da UNISINOS e professor assistente do Mestrado Profissional em Direito das Empresas e dos Negócios. Tem experiência na gestão de instituições de educação profissional e tecnologia e na implantação e avaliação de sistemas e modelos de gestão. Tem interesse nos temas sobre estratégias interorganizacionais e gestão da inovação (tecnológica e social). 

Claudia Cristina Bitencourt, UNISINOS, RS

Professora titular e Decana da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009). Sua área de interesse é em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e inovação social.

Téléchargements

Publiée

2018-06-29

Comment citer

SILVA, Silvio Bitencourt da; BITENCOURT, Claudia Cristina. GESTÃO DE RECURSOS RELACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES SOCIAIS EM LIVING LABS: O CASO DO HABITAT LIVING LAB DE VITÓRIA, ES - BRASIL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 13–30, 2018. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v7i1.p13-30.2018. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2000. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles