GESTÃO DE RECURSOS RELACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES SOCIAIS EM LIVING LABS: O CASO DO HABITAT LIVING LAB DE VITÓRIA, ES - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p13-30.2018

Palavras-chave:

Inovação social, Living Labs, Orquestração, Recursos relacionais

Resumo

O presente estudo investiga como são geridos os recursos relacionais para o desenvolvimento de inovações sociais em Living Labs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso cuja unidade de análise se refere às ações gerenciais tomadas pelos orquestradores para facilitar a gestão dos recursos relacionais no Living Lab Habitat, único membro ativo da European Network of Living. Gera como principal implicação da teoria existente a criação de conhecimento no âmbito da VBR que permite a identificação de ações para facilitar a gestão de recursos relacionais: gestão de parceiros; gestão da estrutura e de colaboração; e gestão do modo de relacionamento. Em termos gerenciais, possibilita aos responsáveis por Living Labs e/ou outras redes de inovação voltadas para o desenvolvimento de inovações sociais a algumas das “melhores práticas” para a gestão de relações colaborativas em redes de inovação para construir resultados na esfera social, em que alguns recursos suplementares são acessados, como o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Bitencourt da Silva, UNISINOS, RS

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Atualmente é coordenador administrativo dos Institutos Tecnológicos da UNISINOS e professor assistente do Mestrado Profissional em Direito das Empresas e dos Negócios. Tem experiência na gestão de instituições de educação profissional e tecnologia e na implantação e avaliação de sistemas e modelos de gestão. Tem interesse nos temas sobre estratégias interorganizacionais e gestão da inovação (tecnológica e social). 

Claudia Cristina Bitencourt, UNISINOS, RS

Professora titular e Decana da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009). Sua área de interesse é em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e inovação social.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos