Economia solidária no Estado do Amapá- Brasil: uma análise das estratégias de gestão e do mapeamento dos empreendimentos econômicos solidários

Autores

  • Kátia Paulino dos Santos Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Hermínia Júlia de Castro Fernandes Gonçalves Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Maria Teresa Couceiro da Costa Sequeira e Sousa Carvalho Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p11-26.2019

Palavras-chave:

Economia solidária, Política Pública, Desenvolvimento, Estado do Amapá

Resumo

Este artigo apresenta a realidade dos empreendimentos econômicos solidários do Amapá, por meio da análise do mapeamento realizado de 2010 a 2012 pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Evidencia os principais avanços e as fragilidades na política de fomento no Estado. Utilizou-se pesquisa quanti-qualitativa, pesquisa de campo, por meio de entrevistas junto a gestores da economia solidária no Amapá, bem como análise de dados do mapeamento realizado pela SENAES. Estruturou-se este artigo em três partes: na primeira, tratou-se da política nacional de economia solidária capitaneada pela SENAES e das estratégias e características do mapeamento realizado no Brasil. Na segunda, realizou-se a apresentação da política de fomento à economia solidária no Estado do Amapá, delineada por entrevistas com os gestores dos principais órgãos de fomento. E na última parte, analisou-se o mapeamento empreendido no Amapá, que traçou o diagnóstico dos empreendimentos, seus perfis e principais resultados das políticas de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Paulino dos Santos, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. É Professora do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), vinculada ao Colegiado de Pedagogia e atualmente é Reitora da UEAP (mandato 2018-2022). Reitora da Universidade do Estado do Amapá, Brasil. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP. 

Hermínia Júlia de Castro Fernandes Gonçalves, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Concluiu Sociologia pela Universidade de Salamanca em 2011. Frequenta Sociologia pela Universidade de Salamanca desde 2005. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 26 trabalhos em actas de eventos, possui 10 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 10 processos e outros 106 itens de produção técnica. Participou em 39 eventos no estrangeiro e 138 em Portugal. Orientou 3 teses de doutoramento e co-orientou 2, orientou 12 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 19 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Outras Ciências Sociais, Economia e Gestão e Sociologia. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2004 e 2017 participou em 10 projectos de investigação. Actualmente participa em 6 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Ciências Políticas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 74 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Serviço Social, Governança, Pobreza, Democracia participativa, Parcerias, Acção Social, Politicas públicas, Redes Sociais, Participação e Desenvolvimento Local.

Maria Teresa Couceiro da Costa Sequeira e Sousa Carvalho, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Concluiu, em 2006, o doutoramento em Economia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é Professora Auxiliar. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros publicados. Possui 28 itens de produção técnica. Participou em 12 eventos no estrangeiro e 48 em Portugal. Co-orientou 4 teses de doutoramento e orientou 2 dissertações de mestrado na área de Economia e Gestão. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 1997 e 1999 participou em 1 projecto de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento Regional, Investimento, Política Regional Comunitária, União Europeia, fiscalidade, Recursos Endógenos, Desenvolvimento, Inovação, Ruralidade e Coesão Social.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos