Economia solidária no Estado do Amapá- Brasil: uma análise das estratégias de gestão e do mapeamento dos empreendimentos econômicos solidários

Autores/as

  • Kátia Paulino dos Santos Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Hermínia Júlia de Castro Fernandes Gonçalves Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Maria Teresa Couceiro da Costa Sequeira e Sousa Carvalho Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p11-26.2019

Palabras clave:

Economia solidária, Política Pública, Desenvolvimento, Estado do Amapá

Resumen

Este artigo apresenta a realidade dos empreendimentos econômicos solidários do Amapá, por meio da análise do mapeamento realizado de 2010 a 2012 pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Evidencia os principais avanços e as fragilidades na política de fomento no Estado. Utilizou-se pesquisa quanti-qualitativa, pesquisa de campo, por meio de entrevistas junto a gestores da economia solidária no Amapá, bem como análise de dados do mapeamento realizado pela SENAES. Estruturou-se este artigo em três partes: na primeira, tratou-se da política nacional de economia solidária capitaneada pela SENAES e das estratégias e características do mapeamento realizado no Brasil. Na segunda, realizou-se a apresentação da política de fomento à economia solidária no Estado do Amapá, delineada por entrevistas com os gestores dos principais órgãos de fomento. E na última parte, analisou-se o mapeamento empreendido no Amapá, que traçou o diagnóstico dos empreendimentos, seus perfis e principais resultados das políticas de desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kátia Paulino dos Santos, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. É Professora do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), vinculada ao Colegiado de Pedagogia e atualmente é Reitora da UEAP (mandato 2018-2022). Reitora da Universidade do Estado do Amapá, Brasil. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP. 

Hermínia Júlia de Castro Fernandes Gonçalves, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Concluiu Sociologia pela Universidade de Salamanca em 2011. Frequenta Sociologia pela Universidade de Salamanca desde 2005. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 26 trabalhos em actas de eventos, possui 10 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 10 processos e outros 106 itens de produção técnica. Participou em 39 eventos no estrangeiro e 138 em Portugal. Orientou 3 teses de doutoramento e co-orientou 2, orientou 12 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 19 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Outras Ciências Sociais, Economia e Gestão e Sociologia. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2004 e 2017 participou em 10 projectos de investigação. Actualmente participa em 6 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Ciências Políticas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 74 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Serviço Social, Governança, Pobreza, Democracia participativa, Parcerias, Acção Social, Politicas públicas, Redes Sociais, Participação e Desenvolvimento Local.

Maria Teresa Couceiro da Costa Sequeira e Sousa Carvalho, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Concluiu, em 2006, o doutoramento em Economia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é Professora Auxiliar. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros publicados. Possui 28 itens de produção técnica. Participou em 12 eventos no estrangeiro e 48 em Portugal. Co-orientou 4 teses de doutoramento e orientou 2 dissertações de mestrado na área de Economia e Gestão. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 1997 e 1999 participou em 1 projecto de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento Regional, Investimento, Política Regional Comunitária, União Europeia, fiscalidade, Recursos Endógenos, Desenvolvimento, Inovação, Ruralidade e Coesão Social.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

SANTOS, Kátia Paulino dos; GONÇALVES, Hermínia Júlia de Castro Fernandes; CARVALHO, Maria Teresa Couceiro da Costa Sequeira e Sousa. Economia solidária no Estado do Amapá- Brasil: uma análise das estratégias de gestão e do mapeamento dos empreendimentos econômicos solidários. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 11–26, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i1.p11-26.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2098. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos