As competências docentes na perspectiva da Geração Y: uma investigação entre estudantes do bacharelado em Administração

Auteurs

  • Valenna Cássia de Deus Universidade Federal do Pará
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Mestrado em Gestão Pública http://orcid.org/0000-0002-3027-7479
  • José Augusto Lacerda Fernandes Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Mestrado em Gestão Pública

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p55-70.2019

Mots-clés :

Ensino Superior, Geração Y, Docência, Aprendizagem, Análise Multivariada

Résumé

O objetivo da pesquisa foi analisar as competências docentes na perspectiva dos estudantes do bacharelado em administração da Geração Y e, com isso, identificar as características dos bons professores. A pesquisa classificada como exploratória e descritiva, foi feita na cidade de Belém-Pa, Brasil, sob forma de levantamento, e contou com 210 entrevistados em amostra não probabilística por acessibilidade. O instrumento de pesquisa foi o questionário, desenvolvido por Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012), e os dados foram tratados com estatística descritiva e multivariada. Os resultados da análise fatorial revelaram quatro fatores que explicaram 67,12% da variância e foram denominados como competência interpessoal, profissional, de técnicas de ensino e tecnológica. A análise de clusters formou cinco agrupamentos diferenciados principalmente pela competência profissional. A conclusão do estudo mostra elevada expectativa dos estudantes e necessidade de múltiplas competências para que os docentes sejam considerados bons professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valenna Cássia de Deus, Universidade Federal do Pará

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Analista na empresa Biopalma da Amazônia S/A.

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Mestrado em Gestão Pública

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa)

José Augusto Lacerda Fernandes, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Mestrado em Gestão Pública

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal; Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN); MBA em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração. Atualmente é professor efetivo, Adjunto A, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua em cursos de graduação e pós-graduação, desenvolve um projeto de extensão com foco na disseminação do empreendedorismo entre estudantes do ensino médio e um programa de pesquisas voltadas para o campo da cerveja artesanal no Brasil, com destaque para estudos sobre: Estratégias Organizacionais; Cooperação; Inovação e Agregação de Valor. É professor Conselheiro do Time Enactus - UFPA e colabora com as empresas incubadas na Agência de Inovação da UFPA - UNIVERSITEC

Téléchargements

Publiée

2019-04-30

Comment citer

DEUS, Valenna Cássia de; MATTOS, Carlos André Corrêa de; FERNANDES, José Augusto Lacerda. As competências docentes na perspectiva da Geração Y: uma investigação entre estudantes do bacharelado em Administração. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 55–70, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i1.p55-70.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2291. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles