INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E A SUSTENTABILIDADE DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESQUISAS RELACIONADAS À COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p130-145.2021

Palavras-chave:

Bibliometria, Inovação, Sustentabilidade, COVID-19

Resumo

A pandemia do coronavírus acarretou, além do caos na saúde, um desequilíbrio econômico e organizacional. Diante desses desafios enfrentados em nível mundial, negócios tradicionais, com trajetória consolidada no mercado, assim como novos negócios, precisaram se reinventar e inovar para permanecerem oferecendo seus produtos e serviços e manterem seus empreendimentos ativos e sustentáveis. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo consiste em analisar pesquisas publicadas em 2020, na área de gestão, relacionadas à inovação, à sustentabilidade e à COVID-19. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados Web of Science, e os artigos resultantes da busca foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a falta de estudos mais aprofundados sobre crises pandêmicas, como a vivida com a COVID-19. Além disso, nota-se que o ambiente hospitalar constitui o foco dos estudos existentes, o que indica uma lacuna de pesquisa acerca dos impactos negativos na vida das pessoas e das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Caxias do Sul.

Acadêmico de Engenharia de Produção, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Caxias do Sul. Membro do Diretório Acadêmico do curso - DAEP (2017-2018). Membro do Programa de Pesquisa e Extensão do IFRS (2019 - Atual). Bolsista de Iniciação Científica CNPq (2020 - Atual). ORCID iD: 0000-0002-9399-4475 Web of Science ResearcherID: AAW-7732-2020 Membro da IAENG (2021)

João Victor Santos da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS, estuda Bacharelado em Engenharia Metalúrgica no IFRS - Campus Caxias do Sul e possui formação como Técnico em Fabricação Mecânica pela mesma instituição. Possui certificados de apresentação de trabalhos de bolsas de ensino e trabalho de pesquisa. Obteve o primeiro contato com o meio industrial em razão do projeto Alterna IF, projeto este realizado entre o Instituto Federal e a empresa Fras-Le SA, além disso, obteve experiência como Auxiliar no Controle de Qualidade na empresa Fabbof - Componentes Automotivos.

Rafael Eduardo da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

Acadêmico do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais no Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Presidente do Diretório Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerencias. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS.

Paula Patrícia Ganzer, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

FORMAÇÃO: Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 100 artigos publicados em periódicos (revistas nacionais e internacionais). 113 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. 57 participações em eventos, congressos, exposições e feiras como apresentadora de trabalhos e ouvinte. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 72 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 08 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou como Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua como Professora Visitante de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Rodrigo Dullius, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

Possui Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela UNIVATES. Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela UCS e Gestão Universitária pela UNIVATES. Mestrado em Administração pela UFRGS. Doutorado em Educação pela UNISINOS. Atualmente é professor do IFRS Campus Caxias do Sul. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administração Financeira.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Administração.

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

PACHECO, Rodrigo; SILVA, João Victor Santos da; SILVA, Rafael Eduardo da; GANZER, Paula Patrícia; DULLIUS, Rodrigo; OLEA, Pelayo Munhoz. INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E A SUSTENTABILIDADE DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESQUISAS RELACIONADAS À COVID-19. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 130–145, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p130-145.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3736. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos