ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM AMBIENTE DINÂMICO: ESTUDO DE CASO EM UM TABELIONATO DE PROTESTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p184-201.2021

Palavras-chave:

Estratégia-como-Prática, Ambiente Dinâmico, Tabelionato de Protesto

Resumo

Os agentes envolvidos no processo de formação da estratégia e no modo como eles atuam têm sido foco dos estudos da estratégia em um âmbito micro. Este estudo objetiva compreender como ocorre a formação da estratégia sob a perspectiva da estratégia-como-prática em ambiente dinâmico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso em um Tabelionato de Protesto inserido em ambiente dinâmico, passando por mudanças econômicas, tecnológicas, legislativas em tempo de elevado endividamento no país. Os dados foram analisados por meio das técnicas pattern matching e análise narrativa. Constatou-se que a formação da estratégia ocorre no ajuste contínuo da interação entre a prática, práxis, praticante e ambiente, em momento de inadimplência, nas ações que buscam sua redução. A perspectiva da estratégia-como-prática nesta organização contribui na busca de elucidar a atuação do Tabelionato, como dispositivo legal de controle e apoio diante da crescente “cultura da inadimplência” e endividamento da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Dal Ri Pagani, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Direito da Cidade – UERJ e Tabeliã/Oficiala no Tabelionato de Protesto e Ofício de Registro de Títulos e Documentos na Comarca de Ervália/MG. E-mail: vidpagani@gmail.com.

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Curso de Graduação e de Pós Graduação em Administração (PPGA) tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de formação da estratégia, estratégia como prática, gestão do trabalho, métodos qualitativos de pesquisa.
Líder dos Grupos de Pesquisa (i) Estratégia, gestão e sustentabilidade; (ii) SAP - Strategy As Practice

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

PAGANI, Vitória Dal Ri; LAVARDA, Rosalia Aldraci Barbosa. ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM AMBIENTE DINÂMICO: ESTUDO DE CASO EM UM TABELIONATO DE PROTESTO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 184–201, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p184-201.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3761. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos