A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA E A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DOS SEUS REGIMES: SISTEMATIZAÇÃO DA TEORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i2.p67-84.2023

Palavras-chave:

revisão sistemática, bibliometria, previdência social. regimes previdenciários, sustentabilidade.

Resumo

A previdência social tem como finalidade garantir subsistência a seus beneficiários, possuindo, portanto, grande importância social e econômica. Diante da relevância do tema, esta pesquisa procurou apresentar como está estruturada atualmente a previdência brasileira e compreender como tem sido retratada a sustentabilidade financeira dos regimes públicos previdenciários. Para tanto, foram realizadas uma revisão sistemática e uma análise bibliométrica por meio de artigos científicos disponíveis nas bases de dados Periódicos CAPES e SciELO. A previdência, parte integrante da seguridade social, está estruturada por meio do Regime Geral, dos Regimes Próprios e dos Regimes de Previdência Complementar. Verificou-se que muitos RPPS se encontram com a sustentabilidade comprometida em face de cenários de déficit e insolvência. Quanto ao RGPS, a sua situação pode ser não deficitária, ao se considerar todas as fontes de financiamento que a Constituição determinou para a seguridade social, as quais têm sido, em parte, utilizadas para fins além dos benefícios previdenciários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Karolina Monteiro dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), pós-graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela UNINTER e aluna do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) - UFMS. É Auditora Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

Yasmin Gomes Casagranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Administração e Ciências Contábeis. Graduanda em Ciências Econômicas pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunta A na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública Profiap/ESAN/UFMS.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

REIS, Anna Karolina Monteiro dos; CASAGRANDA, Yasmin Gomes. A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA E A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DOS SEUS REGIMES: SISTEMATIZAÇÃO DA TEORIA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 67–84, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i2.p67-84.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4527. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos