PERSONAL BRANDING

O TEATRO DO INCONSCIENTE E A REPRESENTAÇÃO DO EU

Autores

  • Airton Carlos Patzlaff Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscila Maria Gregolin Patzlaff Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p75-87.2024

Palavras-chave:

marca pessoal, identidade, gerenciamento, imagem, Personal Branding

Resumo

O presente artigo efetua uma análise acerca das contribuições da psicologia e da sociologia no gerenciamento de marcas pessoais, buscando preencher algumas lacunas teóricas referentes à incipiente difusão do Personal Branding no meio acadêmico. Em uma perspectiva dialética, os autores discutidos nesta revisão de literatura inferem que, na mesma medida em que as empresas anseiam consolidar sua imagem corporativa, igualmente as pessoas almejam evidenciar sua identidade única e reforçar suas vantagens competitivas. Em face da crescente demanda pela diferenciação no mercado e da constante busca pelo autoconhecimento, os resultados desta pesquisa bibliográfica indicam que o Personal Branding vem ocupando um espaço importante enquanto ciência capaz de interpretar as singularidades pessoais e convertê-las em ativos mercadológicos. Entre as ferramentas capazes de otimizar os trabalhos em Personal Branding, destacam-se os estudos emanados da Psicologia Analítica e da Psicologia Social, tendo Jung e Goffman como expoentes teóricos de grande relevância nesta seara. Destarte, o arcabouço científico desses autores será apreciado no decorrer do artigo, evidenciando o protagonismo do inconsciente e do interacionismo simbólico na construção de personalidades autênticas e marcas duradouras.

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Biografia do Autor

Airton Carlos Patzlaff, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Neuropsicanalista e Personal Brander. Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Personal Branding pela Universidade Norte do Paraná e em Gestão de Recursos Humanos pela UTFPR. Pós-graduado (lato sensu) em Neuropsicologia pela Universidade Anhanguera com extensão em Neuromarketing pela Copenhagen Business School. Certificado em Estudos do Inconsciente pela University of Edinburgh e Master Psychoanalytical Theory pela Alison-Capernaum Limited. Bacharel em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Priscila Maria Gregolin Patzlaff, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Gestora de Imagem e Marca Pessoal. Especialista em Personal Branding pela Universidade Norte do Paraná e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pós-graduada (lato sensu) em Moda pela Universidade Anhanguera e Bacharel em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

PATZLAFF, Airton Carlos; PATZLAFF, Priscila Maria Gregolin. PERSONAL BRANDING: O TEATRO DO INCONSCIENTE E A REPRESENTAÇÃO DO EU. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 75–87, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p75-87.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5173. Acesso em: 16 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos