Estratégias de manutenção para equipamentos elevatórios

abordagens, métodos e indicadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i3.p48-64.2025

Palavras-chave:

revisão sistemática, performance, manutenção preditiva, gêmeos digitais

Resumo

A manutenção de equipamentos representa uma tarefa estratégica essencial para assegurar a confiabilidade, a disponibilidade e a eficiência operacional dos ativos. Nesse sentido, este trabalho objetivou identificar os métodos de manutenção mais eficazes para equipamentos elevatórios, considerando diferentes abordagens e indicadores. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com critérios de seleção sistematizados pelo PRISMA e com aplicação do método de análise de conteúdo. O conteúdo foi organizado por tipos de manutenção, metodologias e indicadores mais frequentes nos estudos. Entre as metodologias mais frequentemente mencionadas estão o Lean Manufacturing, o Six Sigma, a Internet das Coisas (IoT) e a Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM).  Os resultados evidenciaram a maior eficácia da manutenção preditiva em confiabilidade e disponibilidade, especialmente ao combiná-la com tecnologias como IoT e Análise de Componentes Principais (PCA). Métodos baseados em inspeções técnicas e avaliação de risco destacaram-se na promoção da segurança. Abordagens Lean/Lean Six Sigma mostraram-se eficazes na redução de custos e na otimização de processos. Como contribuição prática, verifica-se que a aplicação integrada dessas metodologias pode potencializar a performance dos equipamentos elevatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristella Trindade da Silva, Universidade Federal de Goias - UFG

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia - GO - BR.

Lie Yamanaka, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos com Estágio Doutoral na Silesian University of Technology - SUT (Polônia). Professora de Engenharia de Produção da UFG. Aparecida de Goiânia - GO - BR. 

Nelson Dias da Costa Júnior, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestre em Engenharia de Produção pela UFG.  Professor do Curso de Engenharia de Produção da UFG. Aparecida de Goiânia - GO - BR. 

Cynara Mendonça Moreira Tinoco, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Pós Doutora na Universidade de Aveiro (Portugal) em Lean Healthcare. Atualmente é professora do magistério superior da UFG. Goiânia - GO - BR.

Diogo de Souza Rabelo, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuando no curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação.  Cuiabá - MT - BR.

Downloads

Publicado

2025-10-03

Como Citar

SILVA, Maristella Trindade da; YAMANAKA, Lie; COSTA JÚNIOR, Nelson Dias da; TINOCO, Cynara Mendonça Moreira; RABELO, Diogo de Souza. Estratégias de manutenção para equipamentos elevatórios: abordagens, métodos e indicadores. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 48–64, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i3.p48-64.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5911. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos