Conhecer para ensinar: por uma andragogia do acolhimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.5132.p13-15.2023

Keywords:

Educação Jurídica, Andragogia, Análise de dados

Abstract

O trabalho consiste em apresentar um relato de experiência feito em salas de aula do Curso de Direito, com o objetivo de apresentar ferramenta capaz de traçar o perfil socioeconômico dos discentes e, com isso, auxiliar o docente na adaptação de sua disciplina para a realidade de vida que cada turma e local refletem. Para tanto, utiliza-se a experiência histórica, que demonstra não ser a solução investir na modificação constante dos projetos pedagógicos e matrizes curriculares, mas sim em outras vertentes de abordagem, em prol de uma basilar e, após, contínua formação docente, para estimular em paralelo o acolhimento necessário que deve existir na relação professor-aluno.

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Author Biographies

Victor Alves Magalhães, Universidade de Brasília

Doutorando em Direito na linha de pesquisa "Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação", sublinha "Regulação Social e Políticas Públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação" pela Universidade de Brasília. Mestre em Direito na área "Constituição, Sociedade e Pensamento Jurídico" pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduado em Gestão Educacional pela Damásio Educacional-SP. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista CAPES no Mestrado (2019) e por três vezes bolsista na Graduação (duas iniciações à docência e uma de pesquisa). Estagiou, advogou e foi pesquisador em escritórios de Advocacia nos estados do Ceará e São Paulo, assessorou a Secretaria-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), na criação e gestão do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da referida instituição, vinculado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, atualmente, exerce a função de professor do curso de Direito da Faculdade Terra Nordeste (FATENE) e na Faculdade Christus. Presta serviços de docente/pesquisador/mentor na área da educação em nível superior para pessoas jurídicas (públicas e privadas) e físicas.

ISABELLY CYSNE AUGUSTO MAIA, Centro Universitário Christus

Coordenadora do Curso de Direito da Unichristus (Campus Parquelândia). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (2023). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (2017/2018). Especialista em Direito Administrativo pela PUC-Minas. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Ceará (Magna cum laude). Integrante do grupo de pesquisa "Serviços Públicos e Condições de Efetividade" e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Decisão Judicial (NUPID). Professora de Direito Financeiro do Curso CPJURIS. Advogada.

Published

2024-06-05

Issue

Section

Artigos Originais