Repensando a educação jurídica em uma justiça multiportas: O indispensável ensino do direito notarial e registral para a formação do profissional do direito
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.5137.p37-39.2023Keywords:
Acesso à justiça, Educação Jurídica, Direito e desenvolvimento, Direito notarial e registralAbstract
Trata-se de um trabalho com enfoque nas vantagens do sistema multiportas de acesso à justiça por meio dos serviços prestados pelos Cartórios e nas suas competências adquiridas nos últimos vinte anos. A percepção pelo referencial teórico adotado é que o ensino jurídico tradicional brasileiro não acompanhou, por diversos aspectos, as especializações necessárias dos profissionais do Direito em sua formação acadêmica, de modo que sejam escolhidas vias adequadas a um cenário conflituoso específico, sendo os Cartórios uma dessas possibilidades, uma vez que integram o sistema de justiça multiportas. Como proposta, adotou-se a possibilidade de maior conhecimento dessa instituição durante a graduação - seja por meio de visitas técnicas aos Cartórios, seja por meio de disciplinas práticas que capacitem o aluno para o mundo jurídico extrajudicial. Em um contexto vocacionado de um Curso de Direito que tenha analisado as necessidades da sua região para esse tipo de demanda formativa, que se proponha a colaborar para o aperfeiçoamento do sistema de justiça, é possível repercussões positivas, inclusive no âmbito do desenvolvimento humano e econômico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.