Ensino de manejo da dor nas escolas médicas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.123.4899.p40-43.2023Palabras clave:
manejo da dor, currículo, educação médicaResumen
A prevalência de dor na população mundial é alta e há graves complicações relacionadas ao seu manejo inadequado. Lacunas no ensino de manejo da dor aparecem entre as causas do problema. O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa sobre o ensino de manejo da dor entre estudantes de Medicina. Métodos: No período de novembro de 2022 a janeiro de 2023, foram utilizadas as bases de dados PubMed, LILACS e Scielo para coleta de dados publicados no período entre 2012 e 2022. Utilizaram-se os descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “knowledge OR Competence OR Skills”, AND “pain management” AND “medical schools”. Resultados: Foram encontrados 110 estudos nas bases de dados utilizadas. Destes, foram excluídos 88, por não se relacionarem ao tema central, e 14 por serem revisões ou em idioma não inglês, restando 8 para análise. Após análise dos textos, surgiram três eixos temáticos: a) Manejo da dor nos currículos médicos; b) Percepção de alunos e docentes; e c) intervenções no ensino de manejo da dor. Conclusões: Os currículos médicos devem ampliar o ensino de dor de modo integrado em situações clínicas multiprofissionais, para que os alunos estejam preparados para enfrentar não apenas o conhecimento clínico, mas também os desafios profissionais, pessoais e éticos que surgem ao cuidar de pessoas com dor.
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