O método da simulação como prática pedagógica voltada ao ensino jurídico
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.5139.p34-36.2023Palabras clave:
Ética profissional, Publicidade profissional, Metodologia ativa, SimulaçãoResumen
A educação jurídica tradicional diverge da formação do profissional buscado pelo mercado na contemporaneidade. Nesse contexto, a aplicação de metodologias ativas, como é o caso da simulação, pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias. Nesse sentido, a partir de pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva e exploratória, o presente trabalho busca relatar prática pedagógica aplicada em turmas diversas a fim de viabilizar a compreensão do conteúdo relacionado à publicidade profissional na advocacia. Assim, em vez de simplesmente despejar o conteúdo por meio de aulas inteiramente expositivas, optou-se por desenvolver uma atividade de simulação, em que os alunos, assumindo o papel de sócios de um escritório de advocacia, desenvolveram um plano de publicidade profissional. A atividade mostrou-se bastante proveitosa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades necessárias à interação, ao debate, ao senso crítico, à análise e ao raciocínio dos discentes. Contribuiu, também, para um maior engajamento dos alunos.
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